05/09/2022 - 8:25
Por Maximilian Heath
BUENOS AIRES (Reuters) – O ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, anunciou novos incentivos a partir de segunda-feira para que os produtores de soja elevem as vendas de seus estoques, acessando uma melhor taxa de câmbio, em uma tentativa de aumentar as exportações e as reservas em moeda forte.
O anúncio, realizado no domingo, abrange incentivos que devem durar até 30 de setembro.
Uma potência agrícola, a Argentina é o maior exportador mundial de óleo e farelo de soja, bem como o terceiro fornecedor de soja.
Em meio a uma profunda crise econômica marcada pela alta da inflação, o governo do presidente Alberto Fernández está tentando aumentar as reservas em dólares americanos para cumprir os termos de um acordo de dívida de 44 bilhões de dólares com o Fundo Monetário Internacional.
Massa, que Fernandez escolheu para ser o chefe econômico no mês passado, disse a repórteres em uma entrevista coletiva que os produtores e exportadores de soja poderão até o final de setembro vender e exportar a tonelada do grão usando uma taxa de câmbio de 200 pesos por dólar americano.
Isso está bem acima da taxa oficial rigidamente controlada de cerca de 139 pesos por dólar que eles deviam usar anteriormente.
“Nossos agricultores devem sentir que o governo está com eles, entende seus problemas, mas que também precisa deles para continuar consolidando a recuperação e a estabilidade da economia argentina”, disse Massa.
O ministro disse que os incentivos levarão a vendas de 1 bilhão de dólares nos próximos três dias.
Em reação inicial, líderes do setor foram críticos ao incentivo às vendas.
Nicolas Pino, dirigente da associação rural SRA, qualificou as medidas como “transitórias”, pois durarão apenas um mês, enquanto Carlos Achetoni, da federação agrária FAA, defendeu que apenas os grandes agricultores seriam beneficiados.
Até o final de agosto, os agricultores da Argentina venderam quase 52% da safra de 44 milhões de toneladas de soja durante a temporada 2021/2022, segundo dados oficiais, significativamente abaixo das vendas registradas no mesmo período da temporada anterior.
(Por Maximilian Heath)