O ranking Latin America’s 50 Best Restaurants, um dos mais celebrados prêmios da gastronomia, consagrou o Don Julio como o melhor restaurante da América Latina. O espaço, especializado em carnes, está localizado no bairro de Palermo, em Buenos Aires.

Em um dos bairros que concentra os principais restaurantes portenhos, o Don Julio com certeza é o mais procurado. Mesmo em baixa temporada turística na Argentina, quem visitar o local durante a noite terá que chegar cedo e aguardar na porta do estabelecimento por lugares. Não é incomum clientes aguardarem mais de três horas para conseguir lugar.

Porém, nem tudo é sofrimento. O restaurante serve na calçada, para os clientes que aguardam mesas, espumante de ótima qualidade e empanadas “da casa” sem limite. Já no ambiente interno, com luz baixa e tons amadeirados, além das iguarias do cardápio e da carta de vinhos, os clientes têm o prazer de acompanhar os parrilleros dando seus toques artísticos nas carnes espalhadas pela churrasqueira.

Cortes de carnes marmorizadas e linguiças, iguarias servidas no Don Julio. Crédito: Reprodução/Don Julio (Crédito:Reprodução/Don Julio)

A edição de 2020 do Latin America’s 50 Best Restaurants é a primeira, desde o início da premiação, em que um restaurante peruano não encabeça a lista. Mas o segundo e terceiro lugar mantém a tradição com dois restaurantes do País: o Maido e o Central.

+ SP: bares, restaurantes e shoppings funcionam em novo horário hoje
+ Contra o coronavírus, Gales proíbe venda de álcool em bares e restaurantes

O restaurante paulistano A Casa do Porco, do chef Jefferson Rueda, no Centro da cidade de São Paulo, é o primeiro restaurante brasileiro da lista, e aparece na quarta posição da América Latina. O estabelecimento é reconhecido por utilizar a carne de porco de maneiras irreverentes. 

Difícil passar no restaurante A Casa do Porco e não se impressionar com o porco na grelha que fica cozinhando por várias horas. Crédito: Reprodução/A Casa do Porco

Há mais oito brasileiros na lista: os cariocas Oteque (12º) e Lasai (21º); os paulistanos D.O.M. (13º), Maní (23º), Evvai (26º) Mocotó (33º) e Corrutela (estreante, na 50º colocação); e o curitibano Manu (44º). 

A divulgação do ranking foi adiada em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Tradicionalmente o ranking é liberado em março.

Em comunicado, a organização do prêmio afirmou que “o anúncio da lista tem como objetivo ajudar os restaurantes a entrarem na próxima fase crucial de recuperação”.