A Argentina surpreendeu a favorita França e conquistou o título da Copa do Mundo de 2022 neste domingo (18), superando a seleção europeia nos pênaltis em partida emocionante. Com a vitória, a seleção sul-americana conquistou o título 36 anos após o bicampeonato liderado por Maradona em 1986.

O roteiro foi inusitado: após marcar dois gols e passar 81 minutos na frente do placar, a Argentina permitiu que a França empatasse em menos de quatro minutos com dois gols do atacante Kylian Mbappé, o que levou a partida para a prorrogação.

Em jogo marcado pelo embate entre os craques Lionel Messi e Mbappé, a Argentina mostrou dominância logo no começo de jogo, com maior posse de bola e pressionando o time francês de forma constante na zona de ataque. Aos 23 minutos do primeiro tempo, Messi abriu o placar para os “hermanos” em uma cobrança de pênalti, marcado após falta do zagueiro francês Dembélé no atacante argentino Di María.

Já aos 36 minutos, em contra-ataque armado por Messi, a Argentina fez uma boa troca de passes que terminou com uma finalização de Di María na saída do goleiro francês Hugo Lloris, ampliando a vantagem para 2 a 0.

Após o segundo gol, a França se recompôs e conseguiu pressionar mais, mas a defesa argentina se mostrou sólida e deu pouco espaço para o ataque francês no resto do primeiro tempo.

No segundo tempo, a França melhorou e conseguiu chegar mais ao gol, ao mesmo tempo que a Argentina chegava menos ao ataque após a substituição de Di María. Aos 34 minutos da segunda etapa, o atacante francês Muani foi derrubado por Otamendi na área e o juiz marcou pênalti, convertido por Mbappé para a França. Logo após, aos 36 minutos, o craque marcou novamente após uma boa troca de passes do time francês, que aproveitou o baque sofrido pelo time argentino e alcançou o empate.

A partida foi então para a prorrogação, com o placar mantido em 2 a 2 no primeiro tempo. Aos 3 minutos do segundo tempo, Messi aproveitou o rebote de um chute de Lautaro Martínez e colocou a Argentina novamente na vantagem, levando o placar para 3 a 2.

Pouco depois, aos 11 minutos, o árbitro marcou pênalti para a França após cobrança do escanteio e um chute colocado de Mbappé ser bloqueado pelo argentino Montiel com o braço. Mbappé não perdoou e empatou novamente o jogo em 3 a 3.

PÊNALTIS

Nos pênaltis, o goleiro argentino Emiliano Martínez defendeu uma cobrança e contou com um erro de Tchouaméni para garantir a vitória para os hermanos, que agora são tricampeões mundiais.

Apesar da derrota, Mbappé se tornou o artilheiro do torneio, ultrapassando o Messi na disputa com um total de oito gols marcados.

O capitão argentino, no entanto, conseguiu se consagrar campeão na sua última Copa e calar os críticos que o viam como incapaz de ter um bom desempenho em Copas do Mundo.

Com a vitória, a Argentina vira a única seleção do mundo tricampeã da Copa atualmente, atrás de Brasil (pentacampeão), Itália e Alemanha (ambos tetracampeões). Já a França segue como bicampeã, assim como o Uruguai. Inglaterra e Espanha fecham a lista dos vencedores do torneio com um título cada.