Passado e futuro se entrelaçam na história da família Carniatto desde 1950, quando o patriarca, Eloy, fundou uma tecelagem na cidade de Itatiba, no interior de São Paulo. A empresa chegou a ter 1 mil funcionários. Com a morte do fundador, porém, os herdeiros decidiram seguir outros caminhos. Em 1984, criaram a Artelassê, dedicada a produzir enxovais de luxo. Por muito tempo, a empresa atuou apenas por meio de lojas multimarcas. Isso mudou nos últimos dois anos, quando a atual geração à frente do negócio decidiu investir em lojas próprias como forma de valorizar a alta qualidade do que produz, sempre com matérias-primas nobres como linho e algodão egípcio.

Desde então, foram destinados R$ 20 milhões para a abertura de pontos de venda em shoppings consagrados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Atualmente, a Artelassê tem 180 funcionários e nove lojas em operação. “Eu falo que meu avô teve 1 mil funcionários. Meu sonho pessoal é ter 2 mil”, disse Felipe Carniatto, diretor comercial da empresa familiar, sem revelar o faturamento atual.

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“Se mantivermos o ritmo de crescimento, seremos a marca top of mind do segmento em três anos” Felipe Carniatto diretor comercial da Artelassê.

EM CASA A expectativa da empresa é crescer 50% este ano. Na conta entram duas lojas que ainda serão abertas: uma no Shopping Cidade Jardim, na capital paulista, outra no Catarina Fashion Outlet, em São Roque (SP). Segundo Carniatto, o tíquete médio nas lojas é de R$ 7 mil e a rede própria já responde por metade da receita, composta pelas vendas para multimarcas e pelo e-commerce. Uma das apostas da grife para seguir crescendo é o serviço personalizado, com consultoria e atendimento domiciliar para montar a cama do cliente. “Nesse ritmo, seremos a marca top of mindo do segmento em três anos”, afirmou Carniatto.