i86599.jpg

MÃOS À OBRA: cinco gestores sugerem onde o seu dinheiro pode render em 2009

 

 

OS ARQUITETOS DAS FINANÇAS SE debruçaram sobre as pranchetas e prepararam seus croquis para você decidir onde aplicar o seu dinheiro em 2009. Aqui estão cinco gestoras distintas, de grandes bancos às independentes, que colocaram suas ferramentas econômicas para construir a melhor estratégia de investimento que se encaixa no seu perfil de tolerância ao risco. “É importante encontrar o seu limite (de tolerância) antes de investir”, alerta Marcos Villanova, superintendente de investimentos do Bradesco.

i86596.jpg

 

i86597.jpg

 

i86598.jpg

 

O que ficou claro durante a crise econômica de 2008 é que não adianta abusar de ativos de renda variável, como as ações, só porque eles estão subindo. O perigo de prejuízos quando a tendência se inverte, como aconteceu, é muito alto. Quanto maior a parcela de ativos de risco, maiores são as chances de lucros no longo prazo, mas também as possibilidades de perdas no curto prazo. O equilíbrio é fundamental. Procure diversificar o peso de suas alocações entre ativos de renda fixa e variável e nunca coloque todos os ovos na mesma cesta.

Leia, abaixo, as sugestões dos destaques no ano passado. Em 2008, Mapfre, Bradesco e Unibanco foram as equipes de gestão que fizeram uma boa leitura dos acontecimentos e conseguiram transformar a volatilidade em rentabilidade para os seus fundos. Elas são as líderes nas categorias DI, ações IbrX Ativo e renda fixa, respectivamente, no guia ONDE INVESTIR EM 2009. Representando as gestoras independentes, está a Duna Asset, criada há seis meses por sócios que estavam à frente dos fundos long and short do Credit Suisse e saíram para montar o próprio negócio.