O Pão de Açúcar é o campeão da categoria Responsabilidade Social da edição As Melhores da Dinheiro 2010. O grupo, que controla as bandeiras Extra, Pão de Açúcar, CompreBem e Sendas, é uma das poucas empresas do País que pode dizer que carrega no DNA a responsabilidade sócio-ambiental. A empresa inovou ao construir a primeira loja sustentável do País. No ano passado, as áreas de consumo consciente e gestão sustentável absorveram investimentos de R$ 600 milhões.

?Todo pioneirismo tem um custo e também uma recompensa. Optamos por investir forte nessa área não apenas por uma questão de modismo, mas porque ela agrega valor ao nosso negócio?, conta Hugo Bethlem, vice-presidente executivo do Grupo Pão de Açúcar.

A loja verde é um exemplo emblemático. Começou em 2008, em Indaiatuba (SP). Hoje, são seis unidades no estado com a bandeira Pão de Açúcar. A expansão teve um efeito benéfico também na boca do caixa. O principal é a redução, em 30%, no custo de água e energia ? graças à adoção de equipamentos para a reciclagem e a instalação de placas que convertem a luz solar em energia, respectivamente.
 
A empresa também vem criando mecanismos para mobilizar a comunidade. Em 2009, as cerca de 200 Estações de Reciclagem espalhadas pelo Brasil receberam sete mil toneladas de materiais (papelão, papel, plásticos, etc.). O material foi todo doado para cooperativas de reciclagem.

E mais: foram coletados 388 mil litros de óleo de cozinha, destinados posteriormente à produção de biodiesel. Ainda dentro do conceito dos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar), a rede Pão de Açúcar também inovou ao lançar uma campanha incentivando o uso de sacolas retornáveis. Desde 2009, a rede já comercializou cerca de três milhões de sacolas do tipo.

Confira uma amostra da revista As Melhores Dinheiro.  Clique aqui.