01/10/2008 - 7:00
NA SEGUNDA-FEIRA 22, SILVIO Santos comemorou numa festa em São Paulo o cinqüentenário do grupo que ele fundou e que hoje é formado por um contingente de 37 empresas, que empregam 11 mil pessoas e que, juntas, devem faturar R$ 4 bilhões em 2008. O evento foi marcado por muitas lembranças, principalmente ligadas à história do SBT. Embora a participação da emissora nos resultados do grupo diminua a cada ano, Silvio tem, por razões óbvias, uma ligação emocional com a tevê. Foi graças a ela, e a seu notável talento para cativar qualquer tipo de platéia, que o império deslanchou. Por isso mesmo, o apresentador mais conhecido do Brasil enfrenta agora, aos 77 anos, um dos maiores dilemas de sua vida. Quem irá sucedê-lo na chefia da emissora? O tema tem dominado as conversas entre seus principais executivos. Apesar de haver certa discordância quanto à favorita, num ponto todos concordam: a sucessão está entre Daniela Beyruti, 32 anos, que já dirige o SBT em São Paulo, e Rebeca Abravanel, 27, que mora nos Estados Unidos.
Filha mais velha do casamento de Silvio com Íris Abravanel, Daniela é a atual diretora artística da emissora. Na prática, é a chefona. Recentemente, enviou um e-mail aos funcionários do SBT com elogios pela recuperação do segundo lugar na audiência. Mas costuma fazer o inverso também. ?Ela cobra muito, é do tipo que fica em cima, que é chata de trabalhar?, diz um executivo do grupo. Há alguns meses, proibiu que as funcionárias usassem saias curtas ou roupas decotadas, o que causou indignação entre as mulheres que dão expediente no SBT. Também proibiu palavrões ? e de novo irritou muita gente. Sob seu comando, estão 200 pessoas.
Para um ex-funcionário do SBT, que durante muito tempo conviveu com ela e com Silvio Santos, Daniela assemelha-se ao pai na obsessão por índices de audiência. ?O Silvio é do tipo lunático, que acompanha os indicadores quase que de minuto em minuto?, diz. ?A Daniela aprendeu isso com ele e parece que assimilou esse tipo de fixação.? Sua meta à frente da emissora é recuperar a identidade do SBT. Nas conversas com o pai tem batido nessa tecla. Segundo ela, o SBT se perdeu ao tentar ser chique. Não conseguiu e, o que é pior, deixou de ?falar ao coração? de seu velho público ? o povão. ?Ela vive dizendo que não podemos ter medo de parecer brega?, diz um executivo da tevê.
Ao contrário do apresentador, Daniela não é do tipo que brinca com funcionários e certamente é bem menos acessível. ?Ela é distante e talvez esse seja o seu maior defeito?, diz um funcionário da emissora. Apesar de se espelhar no pai, curiosamente tem procurado desvincular sua imagem da dele. Não à toa, se apresenta com o sobrenome de casada, que herdou da união com o empresário Marcelo Beyruti. De uns tempos para cá, Daniela tem demonstrado irritação quando questionada sobre o futuro da emissora. Na festa do SBT, declarou que Silvio ?nunca se preocupou muito com a sucessão na empresa?. Disse também que o pai continua a orientá-la, mas que tem suas ?próprias idéias?. Antes solícita para entrevistas, tem evitado conversar com jornalistas depois que uma publicação apontou seu nome como o preferido de Silvio.
Entre as seis filhas do apresentador, Daniela e Rebeca são justamente as que têm formação mais consistente. Daniela é pós-graduada em comunicação nos Estados Unidos. Rebeca estudou na Suíça e atualmente mora na Virgínia, nos Estados Unidos. Além disso, embora ninguém na família Abravanel admita, pesa a seu favor o fato de ser casada com Leonardo Cid Ferreira, filho do ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira. Silvio admira o rapaz e gostaria de vê-lo trabalhando na emissora. ?Mas a Rebeca tem vôo próprio?, afirma um ex-funcionário do SBT. Rebeca é bonita e inteligente e circula com desenvoltura nos círculos do poder, algo que talvez nenhuma das outras irmãs jamais conseguiu. Por enquanto, ela não tem data definida para voltar ao Brasil, mas é certo que de alguma forma também será ?testada? na emissora do pai.
Segundo duas pessoas próximas a Silvio consultadas por DINHEIRO, chama a atenção o fato de o empresário não ter pressa em escolher uma sucessora. Nos últimos anos, sua tática tem sido deixar o problema rolar.
Ele sabe que precisa definir logo o processo, mas estranhamente não se empenha como deveria. Além de Daniela e Rebeca, suas duas outras filhas com Íris Abravanel também almejam a chefia da emissora. Patrícia chegou a ter um papel central na tevê, como responsável pela programação, mas sua dedicação religiosa de certa forma comprometeu o trabalho. Renata, a mais jovem das quatro, está sendo treinada na área comercial do SBT e depois vai para o setor administrativo. Ainda é considerada imatura para um posto de liderança. Já Cíntia e Silvia Abravanel, filhas do primeiro casamento de Silvio, dificilmente terão papel central na sucessão. Cíntia é diretora do Teatro Imprensa e está satisfeita com isso. Silvia está no Programa Silvio Santos, mas, geniosa, envolveu-se em conflitos com os funcionários. Enquanto as meninas sonham com o poder, o pai continua fazendo o que sempre quis: diverte-se a valer com seus programas.
1-CÍNTIA ABRAVANEL
Filha do primeiro casamento do apresentador, Cíntia atualmente dirige o Teatro Imprensa, que pertence ao grupo. Ela não quer sair de lá
2-PATRÍCIA ABRAVANEL
Patrícia chegou a ser responsável pela programação do SBT, mas a dedicação religiosa teria comprometido o seu desempenho
3-RENATA ABRAVANEL
Renata faz treinamento na área comercial e depois vai para o setor administrativo. Mais nova das irmãs, ainda é considerada imatura para assumir a liderança
4-SILVIA ABRAVANEL
Filha do primeiro casamento de Silvio, é a mais geniosa das irmãs. Está no Programa Silvio Santos, onde envolveu-se em conflitos com funcionários
O GRUPO SILVIO SANTOS
Tudo começou com o Baú da Felicidade. Hoje, são 37 empresas que faturam R$ 4 bilhões
CARNÊ DO BAÚ
Conta com uma base de 1,8 milhão de carnês vendidos e um índice de confirmação na casa de 60%
LOJAS DO BAÚ
São dez lojas em funcionamento, todas no Estado de São Paulo. A meta é chegar a 16 no fim do ano
TELE SENA
São mais de 2,5 bilhões de títulos vendidos em 16 anos de atividade. Premiou 79 mil pessoas SBT Conta com uma rede de 104 emissoras e cobre 96% dos domicílios que possuem tevê no Brasil
BANCO PAN AMERICANO
Em 2007, o banco lucrou R$ 180 milhões. Possui uma rede com 220 pontos-de-venda exclusivos
SISAN EMPREENDIMENTOS
Atua no ramo imobiliário. Tem 30 terrenos em São Paulo e vai lançar prédios comerciais e residenciais SSR
COSMÉTICOS
A divisão é dona das marcas Hydrogen e Jequiti. Possui uma equipe de 30 mil revendedoras
SOFITEL JEQUITIMAR
Hotel cinco-estrelas no Guarujá, litoral de São Paulo, consumiu R$ 180 milhões em investimentos