Pelo menos 9.878 brasileiros morreram em decorrência da Covid-19 no primeiro semestre deste ano após tomarem as duas doses da vacina, de acordo com o Info Tracker, plataforma digital da USP e Unesp que monitora a pandemia em 92 municípios do estado de São Paulo. É o caso do ator Tarcisio Meira, 85 anos, que faleceu nesta quinta-feira (12).

Assim como ocorreu com Agnaldo Timóteo em abril, a morte de pessoas totalmente vacinadas volta a suscitar dúvidas e debates em redes sociais. Segundo o Info Tracker, esses casos são raros e representaram 3,68% das mortes por Covid-19 no Brasil entre 28 de fevereiro e 27 de julho.

+ CPI: Ricardo Barros nega envolvimento em negociação de vacinas
+ Doria: SP lutou pela vacina para todos os brasileiros; não é um Estado egoísta

Entre esses óbitos, os idosos acima de 70 anos são ampla maioria. Dos 9.878 mortes registradas, 9.734 eram desta faixa etária, 1.062 tinham entre 50 e 69 anos, 75 entre 30 e 49 anos e apenas sete entre 18 e 29.

Embora a variação seja grande, pessoas muito jovens também vieram a óbito com duas doses da vacina. Isto permite constatar que nenhuma vacina possui 100% de eficácia contra o coronavírus, independente de qual seja seu fabricante.

Uma explicação que já virou clichê na pandemia é a fornecida pela doutora em microbiologia e presidente do Instituto Questão de Ciência, Natália Pasternak, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 em junho. A professora utilizou a metáfora da vacina como um goleiro de futebol: apesar de ser bom, não é invencível. Se a defesa de seu time for ruim, há mais probabilidade de o goleiro falhar, pois, haverá mais chutes contra seu gol.

A má defesa simboliza a circulação do coronavírus. Quanto mais ele circular, maior a probabilidade de as defesas imunológicas ativadas pela vacina serem testadas – sem falar nas chances de mutação genética e desenvolvimento de novas cepas. A lentidão da vacinação é um fator de risco tão grande quanto deixar de se vacinar ou não aplicar a segunda dose, pois a vacinação visa à imunização coletiva.

Especialistas médicos apontam, ainda, que idosos que venham a sofrer com imunossenescência, queda de imunidade com o avançar da idade, podem estar mais vulneráveis ao coronavírus, apesar das vacinas. Outros fatores e comorbidades podem agravar as doenças desenvolvidas a partir da infecção pelo coronavírus.

A esposa de Tarcísio, Gloria Menezes, tem 86 anos e está se recuperando bem da Covid-19. O governador de São Paulo, João Doria, contraiu Covid-19 pela segunda vez após duas doses da vacina, mas recupera-se com tranquilidade. A apresentadora Ana Maria Braga passou pela mesma situação em 5 de julho deste ano.