Os cientistas descobriram o asteróide 2022 NF na segunda-feira, que fará um sobrevoo próximo, mas completamente seguro, ao nosso planeta na quinta-feira. O que é emocionante sobre este é que asteróides próximos da Terra são descobertos o tempo todo, especialmente os menores que escaparam da detecção no passado. Então aqui está como você pode dar uma olhada nisso. 

Asteróides que voarão com segurança perto da Terra sempre foram detectados sob o radar. No entanto, a maioria deles tende a ser sorrateira e não foi observada até que estejam perto o suficiente para se aproximar. Este novo asteróide se juntará ao bloco dos sorrateiros e está pronto para tornar sua presença conhecida. O asteróide 2022 NF foi descoberto na segunda-feira e fará uma proximidade próxima, mas completamente segura, da Terra na quinta-feira.

+ O que pode acontecer se um asteroide atingir a Terra?

De acordo com a CNET , o asteroide tem aproximadamente o tamanho de uma girafa adulta e um grande contêiner de transporte, medindo cerca de 5,5 a 12 metros de largura. Ele passará perto de 90.000 quilômetros da Terra durante sua aproximação mais próxima. Comparado com asteróides recentes que passaram pela Terra, isso está muito próximo, mas não é nada para se preocupar.

Um caminho promissor para os estudos de objetos próximos da Terra da NASA

A observação do asteroide 2022 NF demonstra os avanços atuais na detecção de asteroides. O Centro JPL da NASA para Estudos de Objetos Próximos à Terra monitora centenas de asteroides e fica atento a possíveis perigos em nossa vizinhança espacial. Até agora, o futuro previsível parece promissor, especialmente porque o asteroide 2021 QM1 acabou de ser removido de uma lista de preocupações depois que especialistas descartaram uma provável colisão em 2052.

Além disso, o JPL da NASA dedicou um site inteiro  a asteróides e transmissão ao vivo deles passando perto da Terra. O painel do Asteroid Watch monitora asteroides e cometas que passarão perto da Terra, mesmo aqueles que foram surpreendentemente registrados por não terem sido detectados na primeira vez.

“Para cada encontro, o painel indica a hora do ponto mais próximo, o diâmetro aproximado do objeto, o tamanho relativo e a distância da Terra”, conforme o JPL da NASA.