Um asteroide recém-descoberto passará muito próximo da Terra nesta quinta-feira (26), no que deve ser a maior aproximação já registrada, de acordo com informações da agência espacial norte-americana NASA.

Denominado 2023 BU, o asteroide do tamanho de um caminhão foi descoberto pelo astrônomo amador Gennadiy Borisov e passará pelo extremo sul da América do Sul por volta das 21h27 (horário de Brasília) a cerca de 3,6 mil quilômetros da Terra, distância menor do que muitos satélites geoestacionários que estão em órbita.

+ Meia brasileiro Joelinton é multado em 29 mil libras por dirigir embriagado

Apesar da informação ser um pouco aterrorizante, a NASA garante que não há risco de impacto com a superfície terrestre. E, mesmo que houvesse essa possibilidade, o asteroide de 3,5 a 8,5 metros de largura se desintegraria na atmosfera terrestre, resultando em poucos e pequenos meteoritos.

“O Scout (sistema de alerta de asteroides) rapidamente descartou o 2023 BU da possibilidade de impacto, mas, apesar das poucas observações, foi capaz de prever que o asteroide faria uma aproximação extraordinariamente próxima da Terra”, disse Davide Farnocchia, engenheiro de desenvolvimento do sistema Scout, em nota divulgada. “Na verdade, esta é uma das aproximações mais próximas de um objeto já registrado”.

O 2023 BU passará tão perto da Terra que sua trajetória ao caminho do Sol será alterada. Antes, o asteroide levava 359 dias para dar uma volta ao redor do Sol, depois da passagem próxima a terra, levará 425 dias, segundo dados da NASA. A partir das 16h15, o canal do Youtube da Virtual Telescope Project transmitirá ao vivo a passagem do 2023 BU.