A Aston Martin anunciou o seu último modelo Vantage com motor V12. A versão que marca o fim de uma era para a centenária marca britânica terá o início da sua produção no segundo semestre deste ano.

Limitada a 333 unidades, a produção final do Vantage V12 já foi toda vendida, inclusive com um exemplar comercializado no Brasil pela recém inaugurada loja da Aston Martin em São Paulo, pelo valor de R$ 5 milhões.

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Motor

O modelo é equipado com o motor de 12 válvulas de 5,2 litros, biturbo, que oferece 700 cv de potência, e 76,8 kgfm de torque. A transmissão, para a surpresa dos puristas, é automática de oito velocidades.

Com esse conjunto mecânico, o Vantage vai de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e atinge até 322 km/h.

Aston Martin
O motor V12 de 5.2l faz sua despedida nesta série especial (Crédito:Divulgação)

Foco no desempenho

A fibra de carbono, mais leve e resistente que o aço, foi adotada em vários pontos do carro, como para-choque dianteiro, no capô em forma de concha, e também na asa traseira, responsável por gerar uma pressão aerodinâmica equivalente a 204 kg.

Os freios vêm de fábrica com um composto de carbono e cerâmica, suportando temperaturas de até 800°C. Na frente, a grade do radiador aumentou em 25%, melhorando o arrefecimento, segundo informação da Aston Martin.

Completando o conjunto dinâmico do V12 Vantage, estão uma opção de dois novos designs de rodas de liga leve de 21 polegadas oferecidas em preto acetinado ou preto acetinado diamante torneado. O modelo calça os pneus Michelin Pilot 4S 275/35 R21 na dianteira e 315/30 R21 na traseira – de série.

Motores V12 cada vez mais raros

Conhecidos pela incrível potência que geram, os motores de 12 cilindros em V tem perdido espaço junto aos fabricantes, mesmo em marcas que tradicionalmente utilizavam essa configuração em suas unidades motrizes, como a Ferrari, Lamborghini e Aston Martin.

A explicação para essa mudança passa por vários pontos, como a eletrificação dos carros, os rígidos controles de emissão de poluentes impostos aos motores a combustão e o downsizing (uso de motores menores e mais eficientes) aplicados pelas marcas.

A própria Aston Martin já revelou que trabalha num veículo esportivo totalmente elétrico com o lançamento previsto para 2025.