11/11/2009 - 8:00
Nos últimos meses, o Brasil tornou-se quase um ímã para as montadoras de carros de luxo. Em abril, a italiana Pagani Zonda, que fabrica um automóvel avaliado em R$ 4 milhões, estacionou por aqui. Depois, mais precisamente em outubro, a também italiana Lamborghini e a holandesa Spiker iniciaram suas vendas no País. Agora, chegou a vez da britânica Aston Martin, a famosa montadora britânica que faz os carros do espião James Bond.
Quem terá a licença para trazer a grife das pistas é o empresário Sérgio Habib, ex-presidente da Citroën e dono de 55 concessionárias entre Citroën, Ford, Volkswagen, além da única revendedora Jaguar no Brasil. A primeira concessionária Aston Martin será aberta em fevereiro de 2010, em São Paulo, na avenida Europa, a meca dos bólidos que custam mais de R$ 1 milhão.
“Foram dois anos de negociações para trazer a marca”, conta Habib. Inicialmente serão vendidos três modelos da marca: o V8 Vantage, que custará R$ 700 mil; o DB9, de R$ 950 mil, e o DBS, ao custo de R$ 1,5 milhão. O que chama a atenção nesse negócio é que o empresário já representa a Jaguar, uma marca que é vista como concorrente.
“Jaguar e Aston Martin não competem. Enquanto os preços de um Jaguar vão de R$ 200 mil a R$ 500 mil, um Aston Martin não sai por menos de R$ 700 mil. É um outro público”, defende o empresário. A meta de Habib é vender 30 unidades por ano. “O Brasil é a bola da vez no mercado de luxo. É muito possível que a meta de vendas de Aston Martin seja superada”, diz Fabio Fiorini, diretor da consultoria de marcas Net Branding.
Isso, é claro, se Habib conseguir atender a todas as exigências dos ingleses da Aston Martin para montar sua concessionária. É que a montadora decretou, entre outros detalhes, que os móveis que decoram a loja têm de ser importados da Itália e até a válvula do toalete ostentar uma marca indicada pela montadora. Esse rigor é compensado com o produto que é entregue.
Para se ter uma ideia, se por algum motivo o carro quebrar, o celular do engenheiro que o montou está visível no motor.