Famoso pela vacina antiCovid, o laboratório anglo-sueco AstraZeneca quer aproveitar a reputação conquistada na pandemia para expandir seus negócios no País. A empresa fechou parceria com a rede Dasa, dona de laboratórios como Delboni Auriemo e Lavoisier, para lançar uma ação de apoio a diabéticos, suscetíveis a doenças renais.

O plano prevê testar mais de 1 milhão de pessoas em todo o Brasil. A diretora da AstraZeneca no País, Marina Santorso Belhaus, afirma que a companhia quer ir além dos tratamentos. “Apoiar o diagnóstico precoce dos pacientes é fundamental para evitar a evolução de várias doenças, entre elas a doença renal crônica”, afirmou. “Essa parceria com a Dasa beneficiará milhões de brasileiros”, disse a executiva.

Pelos números do diretor médico da Dasa, Gustavo Campana, menos de 10% dos pacientes que têm doenças renais crônicas sabem do problema antes de chegar em fases muito avançadas. “Qualquer comprometimento crônico do rim é irreversível, mas, com a detecção precoce, é possível evitar complicações”, afirmou.

(Nota publicada na edição 1267 da Revista Dinheiro)