Segundo imprensa americana, homem atirou coquetéis molotov próximo a um grupo que participava de caminhada em homenagem aos reféns israelenses detidos em Gaza. FBI chamou ato de “ataque terrorista direcionado”.A polícia de Colorado, nos EUA, e o FBI, investigam um ataque que deixou várias pessoas feridas com queimaduras neste domingo (1º/06), no município americano de Boulder.

Em uma nota publicada no X, o diretor do FBI, Kash Patel, disse que o ato se trata de um “ataque terrorista direcionado” e que os agentes estão no local.

Embora enfatizando que a informação é preliminar, o chefe de polícia de Boulder, Stephen Redfearn, afirmou que um homem foi detido após relatos de que estava “ateando fogo nas pessoas”. A ação aconteceu em um centro comercial na região central da cidade. Toda a área foi evacuada pela polícia.

De acordo com o canal americano CBS News, que entrevistou testemunhas, o suspeito atirou coquetéis molotov próximo a um grupo que participava de uma caminhada em memória dos reféns israelenses que ainda permanecem em Gaza.

Diferente do FBI, Readfearn defendeu que é muito cedo para especular sobre um motivo. “Não estamos chamando isso de ataque terrorista neste momento”, afirmou. “Era uma bela tarde de domingo no centro de Boulder, na Pearl Street, e esse ato foi inaceitável.”

Sem citar o número exato de vítimas, Redfearn disse apenas que pessoas foram atendidas “com uma variedade de ferimentos, de muito graves a leves”.

“Peço que se juntem a mim e pensem nas vítimas, nas famílias dessas vítimas e em todos os envolvidos nessa tragédia”, continuou.

Homem mata duas pessoas em embaixada de Israel

O ataque ocorre poucas semanas após a prisão de um homem nascido em Chicago, acusado de matar dois funcionários da embaixada de Israel em Washington.

Na ocasião, o suspeito abriu fogo contra um grupo de pessoas que deixava um evento promovido pelo Comitê Judaico Americano, uma organização que combate o antissemitismo e apoia Israel.

gq (ap, afp, reuters)