O incremento dos ataques com aviões sem piloto (drones) contra as zonas tribais do Paquistão está relacionado com os recentes planos da Al-Qaeda para cometer atentados na Europa, revelou nesta quarta-feira à BBC o embaixador do Paquistão nos Estados Unidos.

“Acredito que a atividade que observamos no Waziristão do Norte em termos de ataques (…) está relacionada às ameaças terroristas potenciais na Europa”, declarou o embaixador Husein Haqqani à BBC.

Mais cedo, a BBC informou que um cidadão britânico morto em um ataque de avião sem piloto no início de setembro passado, no Waziristão do Norte, era treinado para liderar um novo braço da Al-Qaeda na Grã-Bretanha com a missão de cometer atentados na Europa.

Abdul Jabbar, cidadão britânico residente no Paquistão, treinava para dirigir este novo grupo, chamado de Exército Islâmico da Grã-Bretanha, que estaria ligado aos planos de ataque revelados recentemente pelos serviços de inteligência ocidentais e visando grandes cidades de Grã-Bretanha, França e Alemanha.

As ações seriam similares à operação realizada em Mumbai, Índia, em novembro de 2008, onde um comando islâmico atacou simultaneamente vários objetivos, incluindo hotéis de luxo, na capital econômica do país, matando 163 pessoas.

afp/LR