03/03/2019 - 14:33
O Exército israelense bombardeou duas bases do Hamas na Faixa de Gaza, disse uma fonte de segurança neste domingo (03), depois que o Exército denunciou o lançamento de balões “explosivos” do enclave palestino para Israel.
Os atentados ocorreram no sábado a leste de Bureij e a leste da cidade de Rafah e não deixaram vítimas, segundo uma fonte do movimento palestino Hamas, que governa a Faixa de Gaza.
O ataque foi realizado após “o lançamento de um conjunto de balões carregando um dispositivo explosivo da Faixa de Gaza em direção a Israel”, disse o Exército israelense em um comunicado. Não houve vítimas ou danos.
Na quarta-feira, aviões israelenses atacaram vários locais no enclave palestino em resposta a um “balão explosivo” lançado do território que danificou uma casa em Israel.
Há meses, balões carregados com dispositivos incendiários e explosivos são lançados de tempos em tempos da Faixa de Gaza para o sul de Israel, paralelamente às manifestações e tumultos que ocorrem perto da cerca que separa o território palestino de Israel.
A Faixa de Gaza, localizada entre Israel, Egito e o Mediterrâneo, atingida por guerras, pobreza e bloqueios israelenses e egípcios, é desde março de 2018 palco de protestos semanais, geralmente acompanhados de violência, em toda a região ao longo da cerca da fronteira, guardada pelo exército israelense.