Pesquisa realizada por cientistas da Oxford e divulgada na quinta-feira (15) aponta que mesmo o consumo moderado de álcool, como o de quatro latas de cerveja por semana, está ligado a um declínio no nível de cognição cerebral.

O estudo, publicado na revista científica Plos Medicine e que envolveu quase 21 mil participantes do estudo no Reino Unido, faz uma relação entre o consumo de álcool e o nível de ferro no cérebro, cujo aumento está ligado a maior deterioração cognitiva.

+ Catar não terá bebidas alcoólicas dentro dos estádios
+ Consumo de álcool antes de dormir pode prejudicar o sono

Essas pessoas responderam a um questionário e tiveram os níveis de ferro no cérebro analisados, assim como a atividade cerebral por meio de testes padronizados.

Segundo os autores do estudo, que afirmam ser o maior relacionado ao consumo de álcool e de níveis de ferro no cérebro, o consumo acima de sete doses de álcool por semana, o que representa 56 gramas de álcool – ou cerca de 4 latas de cerveja por semana – está associado a maiores níveis de ferro no cérebro, o que representa um maior potencial de declínio cognitivo.