Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) poderão conseguir atendimento presencial em 4,7 mil agências dos Correios a partir da próxima sexta-feira, 30, para saber se foram vítimas de fraude. A parceria foi anunciada pelo órgão e pelo Ministério da Previdência Social na quinta-feira, 21.

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Nem todas as agências dos Correios estarão inclusas na parceria. Segundo o Ministério da Previdência Social, a lista das 4.730 agências dos Correios que prestarão esse atendimento estará disponível a partir dos próximos dias no site oficial dos Correios, no aplicativo Meu INSS e também pela central 135.

A medida busca facilitar o atendimento de quem mora em áreas sem acesso à tecnologia ou à internet. A parceria com o Correios ocorre pois a empresa de entregas possui uma grande capilaridade, com mais de 4,7 mil unidades no país. O INSS tem apenas 1.570 agências que, em geral, estão concentradas em grandes centros urbanos.

Quem tiver acesso a internet ou telefone, pode também fazer o atendimento pelo MEU INSS e pelo 135, evitando filas e colaborando para que o atendimento presencial fique menos lotado.

O governo estima que 2 milhões de pessoas preferem ou precisam do atendimento presencial.

Como vai funcionar o atendimento nos Correios

Quem suspeita que pode ser vítima da fraude do INSS e não consegue atendimento por telefone ou internet poderá se dirigir a uma agência dos Correios a partir do dia 30 de maio.

O atendimento nos Correios inicia no dia 30 de maio e não tem data definida para encerrar. Assim, o ministro da Previdência Social fez um apelo durante o anúncio para que não haja “correria” para as agências logo após o início do prazo. “Vamos fazer as coisas com calma”, disse Wolney Queiroz.

  1. Confira se a agência próxima de você oferecerá o atendimento. Para isto, acesse o site dos Correios neste link, confira a lista no aplicativo Meu INSS (disponível para download nos sitemas Android e iOS) ou pergunte através do telefone 135.
  2. Dirija-se a agência e leve um documento de indetificação com foto.
  3. O atendente dos Correios irá informar se houve o desconto e para qual associação ele foi direcionado.
  4. O beneficiário poderá então dizer se reconhece ou não a cobrança
  5. Caso não tenha autorizado, poderá pedir o reembolso dos descontos indevidos

Pessoas com dificuldade de locomoção poderão fazer o pedido através de um representante com procuração devidamente assinada e autenticada. Nestes casos, não será possível alterar nenhum dado cadastral — apenas fazer a consulta se houve desconto e sair com um protocolo.

Outros canais de atendimento do INSS

Para evitar o atendimento presencial, é possível utilizar o aplicativo do INSS (disponível para download tanto nos sistemas Android como iOS). Outra opção é buscar o atendimento telefônico através do número 135.

Quem já realizou o procedimento através de um destes canais não precisa ir presencialmente a uma agência.

Cuidado com golpes

O INSS reforça que não está enviando mensagens de texto, e-mails ou fazendo ligações para tratar sobre esse assunto.

Todo o contato oficial será feito pelo aplicativo Meu INSS ou pela Central 135. Quem preferir, pode acessar o app e ativar as notificações no celular para receber os avisos automaticamente.

Como ocorreu a fraude no INSS

O golpe bilionário contra aposentados e pensionistas veio à público com a operação “Sem Desconto” da Polícia Federal, realizada no final do mês de abril de 2025 com apoio da Controladoria-Geral da União.

As investigações mostraram que um esquema foi montado envolvendo servidores do INSS e entidades terceiras que faziam descontos diretamente da folha de pagamento dos aposentados e pensionistas. Os valores eram subtraídos como taxas de sindicatos ou de pagamento de empréstimos consignados, que no entanto não foram contratados pelos beneficiários.

Como os valores eram baixos, muitas das vítmas não percebiam que havia um valor descontado. Outras pensavam se tratar de um desconto obrigatório. Somados, no entatanto, os valores encaminhados para as entidades entre 2019 e 2024 chegaram a R$ 6,3 bilhões.

Uma auditoria da CGU (Controladoria Geral da União) constatou que, em uma amostra de 1,3 mil aposentados, 90% não reconheciam que haviam autorizado expressamente os descontos em assinaturas. Estima-se assim que a fraude envolveu uma quantia bilionária.

O presidente do INSS, Gilberto Waller, afirmou que mais de 11 milhões de brasileiros já fizeram consulta aos canais do governo para saber se tiveram descontos ou não.

Segundo os dados atualizados na manhã desta quinta-feira, 1,9 milhão identificaram descontos em seus benefícios e responderam à pergunta feita pelo INSS sobre se essa dedução foi autorizada ou não. Deste total, 1,87 milhão afirmaram que não deram aval ao desconto. O valor a ser devolvido já está próximo de R$ 1 bilhão.