Roupas básicas não fazem parte do portfólio da Live!, a confecção de Jaraguá do Sul (SC) dedicada ao universo fitness que nasceu de um sonho do casal Joice e Gabriel Sens, em 2002. Com duas décadas de história na produção de roupas para diversas práticas esportivas — de ioga a beach tennis — além de moda praia e casual, a marca conquistou uma forte base de fãs ao seguir de perto as tendências do mundo fashion. Hoje, a empresa é uma das principais do setor, com capacidade para produzir 5 milhões de peças por ano. Ela não apenas idealiza, fabrica e vende roupas voltadas para treino e bem-estar, como é pioneira no segmento chamado athleisure, combinação das palavras em inglês athletic (atlético) e leisure (lazer). Com 1,4 mil funcionários e previsão de faturar R$ 330 milhões este ano, aproximadamente 50% acima do resultado de 2021, a Live! quer ganhar musculatura ampliando a linha de produtos e sua rede de lojas físicas. Quebrar recordes é uma consequência.

Instalada em Jaraguá do Sul, município do norte catarinense que se tornou referência por ter um polo industrial diversificado, com destaque para o setor têxtil e metalmecânico (é o berço da fábrica de motores elétricos WEG), a Live! recebeu investimentos da ordem de R$ 90 milhões nos últimos dois anos. O valor permitiu ampliar, reformular e modernizar a planta. Com produção verticalizada, a marca produz suas peças desde o fio e cria coleções com base no trabalho de uma equipe interna de estilistas. A vantagem desse modelo, segundo os sócios, é agregar mais estilo e sofisticação em um nicho de vestuário que tem crescido de forma robusta. Dados da empresa de inteligência de mercado Iemi apontam que em 2021 a produção de moda praia e esportiva cresceu 9,8% no País, na comparação com o período anterior. Só no ano passado, foram vendidas mais de 900 milhões de peças dos dois segmentos no mercado nacional, mais de quatro vezes a população total brasileira.

Uma tendência em alta é justamente o athleisure, que na prática combina elementos clássicos da moda fitness com o lifestyle mais casual. O interesse por roupas com essas características aumentou durante a pandemia, com a valorização da qualidade de vida e do conforto no jeito de vestir. Prova disso é que as pessoas não buscam mais apenas roupas casuais só para ficar em casa, mas também para passear. E as marcas que apostam no conceito têm desempenhado bem.

LOJA FÍSICA Apesar do avanço no e-commerce, empresa apoia as estimativas de crescimento na expansão dos pontos de venda físicos por todo Brasil. (Crédito:Bruno Churuska)

A Live! começou sua venda no varejo fornecendo apenas para lojas multimarcas, canal ainda relevante para a empresa. Com a maturidade do negócio, passaram a investir em lojas da marca por meio de franquias. Nesse movimento, a empresa adequou seu leque de produtos, reduzindo a oferta de itens da moda praia e focando no fitness e casual. Em 2018, eram 40 unidades. Este ano, a expectativa é chegar a 210 lojas. A meta é 500 em até cinco anos. Pontos estratégicos, como a unidade da Oscar Freire, em São Paulo, têm operação própria.

Desde a criação, os fundadores pensaram na expansão internacional. Hoje a marca tem duas lojas em Miami e uma em Nova York. Ainda assim as exportações, que chegam a 20 países, representam apenas 5% do faturamento atual. O plano agora é ampliar essa participação, segundo o CEO da Live!, Gabriel Sens. “Estamos em conversas de franquear a marca para grandes grupos que já atuam no varejo em mercados internacionais”, afirmou.

NOVIDADES A expansão também envolve ações de marketing, caso do circuito Live! Run, em parceria com a XP Inc. Lançada este ano, a competição de corridas de rua teve 11 etapas. Mais estratégico que apenas uma forma de promover o esporte, o evento tem um papel importante de disseminação da marca junto ao público masculino. Para a diretora criativa, Joice Sens, “o potencial é muito grande”. Tanto assim que desde o ano passado a participação do segmento masculino dobrou na empresa. E a expectativa, seguindo ela, é dobrar novamente no próximo ano.

O passo seguinte será o underwear, com foco em calcinhas para treino — mercado ainda pouco explorado, mas com demanda potencial. Segundo Joice, a novidade vem para completar a oferta de peças, garantindo mais conforto para as clientes. Pelo menos por enquanto, a ideia não é ter uma linha de peças íntimas. Fôlego não falta para a Live! Ela segue forte no ritmo de sua maratona — cuja linha de chegada só será alcançada quando a marca se tornar a principal do segmento no País, como vislumbram seus criadores.