Atingida por um incêndio de grandes proporções nesta quarta-feira, 3, a unidade Grande Rio da Ceasa, localizada em Irajá, na zona norte do Rio de Janeiro, é o principal entreposto público de abastecimento do Estado. O fogo danificou um dos pavilhões do local e não houve registro de vítimas.

Situada às margens da Avenida Brasil, a central de distribuição ocupa uma área total de mais de 2 milhões de metros quadrados, sendo 1,5 milhão de área construída. O entreposto abriga empresas e produtores cadastrados, movimentando diariamente milhares de toneladas de hortifrutigranjeiros.

No local também estão serviços públicos associados ao controle sanitário, fiscalização de resíduos agrícolas, apoio à agricultura familiar e programas de segurança alimentar e nutricional. A empresa é vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento.

Inaugurada em 28 de agosto de 1974, a “Grande Rio” se consolidou como a segunda maior central de abastecimento da América Latina, atrás apenas do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), administrado pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).

Na última terça-feira, a Ceasa Grande Rio havia anunciado a ampliação do horário de funcionamento até o dia 2 de janeiro, em razão do aumento da demanda durante as festividades de fim de ano.

Com a mudança, as atividades passariam a começar às 3h da manhã. Até o momento, a administração da central não se manifestou sobre o incêndio e possíveis alterações no cronograma divulgado.

Durante a madrugada, imagens registradas pelo Centro de Operações da Prefeitura do Rio mostraram colunas de fogo e fumaça no local. Com o amanhecer, os estragos deixados pelas chamas ficaram visíveis. Equipes da Defesa Civil devem avaliar, nas próximas horas, as condições estruturais do pavilhão e os prejuízos materiais causados pelo incêndio.

Segundo relatos, o incêndio teve início em uma loja de alimentos e se propagou rapidamente para estabelecimentos vizinhos que comercializam plásticos, papéis, bebidas e outros materiais altamente inflamáveis.