Assim, o anúncio feito pelo governo Dilma Rousseff para conceder à iniciativa privada a construção e operação de alguns aeroportos no País foi assertivo, embora tardio. A notícia gerou o imediato interesse de empresas nacionais e internacionais. A gestão sobre as licitações previstas é fundamental. A prioridade é agilizar esse processo. É preciso vencer o tempo, agir com transparência e disciplina. Dessa forma, finalmente, o Brasil poderá decolar na sua infraestrutura aeroportuária.  

 

1 – Comando

Troca-troca

 

Cleber Pereira de Morais deixou a presidência da Avaya e já assumiu o comando da Bematech no Brasil. A empresa é responsável pela fabricação de sistemas de automação comercial. Morais liderará também a área de rela-ções com investidores. Experiente no setor, o executivo vai acelerar o crescimento da companhia no País. 

 

5.jpg

 

 

2 – Mercado

Frigideira

 

Há certa turbulência na direção de uma das grandes companhias de TI no Brasil. O re-sultado pode ser a saída do CEO dessa empresa. É multinacional. E das grandes.

 

 

3 – Elétricas

Namoro quente

 

Continuam evoluindo ? e bem ? as conversas entre a CPFL e a Elektro para uma possível fusão. O tempo conspira a favor.

 

 

4 – Automóveis

Pole position

 

O mercado brasileiro da BMW é o re-cordista de todos os tempos, com a venda de 2.924 BMWs e MINIs no primeiro trimestre de 2011. Ou seja, cresceu 76%. Para se ter uma ideia, o Chile comercializou 703 unidades; a Colômbia, 565; e o Panamá, 213. Entre os modelos preferidos, a liderança absoluta é do BMW X1. 

 

4.jpg

 

 

5 – Vai e vem

Talento

 

Eduardo Toni deixou a diretoria de marketing da LG. Toni realizou um amplo trabalho de posicionamento da marca coreana no Brasil. Elevou a LG ao pódio de maior valor no mercado de áudio, vídeo e telefonia celular no País. Um grande talento.

 

1.jpg

 

 

6 – Carreira

Tchau, Mickey

 

O competente Marcos Rosset está dando adeus à direção da Walt Disney Company no Brasil, após dez anos de intenso trabalho. Para ele, o momento é oportuno para novos desafios nas áreas de entretenimento e produtos de consumo. Mas antes Rosset quer curtir umas boas férias.

 

6.jpg

 

 

7 – Expansão 

Luxo no interior

 

O Grupo Senpar ? Terras de São José terá um volume de lançamentos de R$ 460 milhões em novos projetos em 2011. Para manter a sua liderança no mercado imobiliário do interior de SP, expandirá com oito empreendimentos de alto padrão, principalmente no entorno das cidades de Itu, Itupeva e Itatiba.

 

 

8 – Trabalho

Novos empregos

 

A dinamarquesa Danfoss faturou US$ 5,66 bilhões globalmente, em 2010, com pesquisas energéticas para clientes poderosos, como Petrobras, Vale e Ambev. O retorno expressivo rendeu à filial brasileira o sinal verde para investir US$ 2,5 milhões em novas contratações de mão de obra.

 

 

9 – Sustentável

Chocólatras conscientes

 

A parceria de reciclagem entre a Nestlé e a TerraCycle deu certo. A Brigada Nestlé Chocolover coletou 130 mil embalagens vazias de chocolates, que foram customizadas em sacolas e bolsas para projetos sociais. O sucesso gerou a abertura de 800 novas vagas para ampliar a campanha no País.

 

 

10 – Bancos

A bola da vez

 

banco Santander semeou em 2010 grandes projetos direcionados ao varejo. A colheita positiva rendeu um crescimento de 18%, chegando a R$ 50,9 bilhões no volume da carteira de crédito à pessoa física. Somente no primeiro trimestre de 2011, o resultado já subiu para R$ 53,4 bilhões. E o Santander abriu 141 agências no Brasil.

 

 

11 – Turismo

Paraíso acessível

 

A paradisíaca ilha de Fernando de Noronha foi responsável pelo fluxo de 7.600 passageiros da Trip Linhas Aéreas no primeiro trimestre deste ano. A companhia impera nos voos regulares para o arquipélago, com saídas diárias de Natal, Recife, Maceió e Belo Horizonte.

 

3.jpg

 

 

12 – Destino

Reads Hotel, em Mallorca

 

O luxuoso Reads Hotel está localizado numa das paisagens mais imponentes e requintadas da Espanha: Palma de Mallorca. O empreendimento, com 20 mil metros quadrados de jardins, possui 23 amplas suítes de altíssimo padrão e conforto. A localização favorece os hóspedes: está a 15 minutos das praias e próximo da cidade. No restaurante Vespasian, o jantar à luz de velas propicia um clima romântico e dá mais sabor à gastronomia tipicamente espanhola. Diárias a partir de 395 euros. O hotel integra a rede Relais & Chateaux. www.readshotel.com 

 

2.jpg

 

 

13 – Leilão

Audi para o bem

 

No lançamento do Audi A1 no Brasil, no dia 8 de maio, em São Paulo, será anunciada uma ação beneficente entre as empresas Audi Brasil, Brookfield e o grupo Malzoni. Dois modelos do Audi A1, que custam R$ 89,9 mil cada um, serão customizados e leiloados de 21 a 28 de maio  via internet. O valor arrecadado tem destino: a ONG Childhood, que combate a pedofilia e o abuso sexual. 

 

 

14 – Objeto de desejo 

A sorte by christian Dior

 

O relógio Dior VIII, principal peça da coleção Dior Horlogerie, terá lançamento mundial no mês de junho. A criação foi inspirada no número da sorte de monsieur Christian Dior, que era o 8. Entre as superstições: o dia 8 de outubro marca o aniversário da Casa; o endereço da flagship store da Dior: Place Vendôme, nº 8; e o nome da primeira coleção da Maison Dior, En Huit. A joia é trabalhada em cerâmica preta e lindos diamantes. A preciosidade vai custar cerca de US$ 58.200. No Brasil chegarão poucos modelos. 

 

2.jpg

 

 

15 – Entrevista

 

7.jpg

João Carlos Galassi, presidente da Apas

 

João Carlos Galassi preside a Associação Paulista de Supermercados (Apas). A entidade realiza o maior evento anual desse segmento, de 9 a 12 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. Na entrevista, Galassi fala das expectativas do setor supermercadista para 2011. 

 

Qual é o principal objetivo do 27º Congresso Internacional Apas 2011?

Aproximar o setor promovendo R$ 5 bilhões em negócios e lançamentos de novos produtos. Trouxemos 28 expositores internacionais, de países como Estados Unidos, Turquia, Peru, Argentina e Itália. Eles compartilharão experiências em 100 palestras voltadas à inovação e atualização do público supermercadista. Estarão presentes os profissionais das principais redes do mundo, que representam mais de dez mil lojas no Exterior. Entre elas estão as maiores da América Latina.

 

Quanto faturou o varejo em 2010? E a expectativa para este ano?

As vendas somaram R$ 200 bilhões em todo o Brasil. Ou seja, um resultado 13,9% superior ao de 2009. A expectativa para 2011 é crescer na mesma proporção, chegando a R$ 228 bilhões.  

 

O que representa São Paulo para o setor supermercadista?

São Paulo responde por cerca de 31% do setor no Brasil, o que resulta no faturamento de R$ 61,3 bilhões. Isso equivale a 1,7% de participação no PIB do País.

 

Quantos empregos no setor foram gerados no ano passado no Estado de São Paulo?

Aproximadamente 400 mil empregos diretos e mais de um milhão indiretos foram gerados somente no Estado de São Paulo.

 

 

A inteligência é o único meio que possuímos para dominar os nossos instintos? Sigmund Freud

 

 

Com Cris Ferreira e Daniela Filomeno Pereira