O câncer é a causa de uma em cada seis mortes no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Muitas mortes poderiam ser evitadas se alguns hábitos e medidas fossem tomadas, como a vacinação contra o HPV, a alimentação equilibrada e, principalmente, a prática de atividades físicas.

Evitar o sedentarismo é fundamental na prevenção de diversos tipos de câncer. A professora Patrícia Chakur Brum, titular da Faculdade de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP), explica que o condicionamento físico causado pela prática esportiva, associado a outros hábitos saudáveis, é o principal aliado na prevenção e diminuição das chances de se contrair a doença.

Doença de Pelé: hábitos e alimentação podem diminuir o risco de câncer de cólon; veja quais

Segundo Brum, são indicados de 150 a 300 minutos de atividades por semana, alternando exercícios que combinem atividades de deslocamento e atividades de resistência. “As atividades físicas têm se mostrado muito eficientes. Então, é importante que elas sejam incorporadas como um hábito na rotina das pessoas”, disse a professora em nota da USP.

Estudos indicam que a proteção por meio da atividade física é mais efetiva entre os cânceres de bexiga, cólon, endométrio, esôfago, estômago, rins e mama. A diminuição do tabagismo, do consumo de álcool, a alimentação equilibrada e a redução do estresse e da ansiedade são importantes aliados às práticas esportivas na prevenção do câncer.

As pesquisas também mostram que práticas esportivas são importantes na reabilitação do câncer e para evitar a reincidência da doença. “É preciso que os pacientes sejam liberados pelos oncologistas para a prática, porque, além de ajudar com os efeitos colaterais do tratamento, ela ajuda a prevenir a reincidência da doença”, afirma Patrícia Brum.