Em protesto contra a poluição, ativistas climáticos esvaziaram os pneus de SUVs em alguns dos bairros mais ricos de Londres, na Inglaterra. O objetivo era questionar as emissões de gases destes veículos, considerados uns dos mais poluentes.

De acordo com o The Guardian, cerca de 40 moradores proprietários de SUVs de Kensington e Chelsea, Dulwich, Primrose Hill e Marylebone acordaram para encontrar seus pneus furados, com falsas “multas de estacionamento”.

Os bilhetes informavam que “se os motoristas de SUV fossem uma nação, em 2018 eles teriam sido classificados como o sétimo maior emissor de CO2 no mundo”. Os carros são frequentemente apelidados de “tratores Chelsea”.

+ Virgin Galactic vai levar cliente da Land Rover ao espaço

Um estudo mostrou que três quartos dos 360 mil SUVs vendidos em 2019 no Reino Unido foram comprados por pessoas que vivem em vilas e cidades, quando os veículos seriam indicados para terrenos mais difíceis como no campo.

A marca campeã dos bairros atingidos pelo protesto é a Land Rover. Os veículos foram mais vendidos em Kensington e Chelsea do que em qualquer outro lugar do país, com um em cada 10 carros novos registrados no bairro pertencentes à marca de SUVs.

A Dulwich Society, uma comunidade que representa os interesses da população local no arborizado subúrbio de Dulwich, condenou a ação. Um porta-voz disse ao The Guardian que “vários carros foram vandalizados com pneus esvaziados”.

No entanto, os ativistas disseram que os pneus foram abaixados sem danos, e que a ação era necessária para conscientizar os proprietários dos veículos sobre os combustíveis fósseis emitidos pelos carros grandes.