A Austrália parece ter quase certeza de sediar outras olimpíadas, com relatos de que a candidatura de Brisbane, capital de Queensland, para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2032 será escolhida como candidata preferida pelo Comitê Olímpico Internacional.

O respeitado site de notícias olímpicas Inside the Games disse que a proposta de Queensland para 2032 foi o destaque e que a Future Host Summer Commission do COI a recomendaria ao conselho executivo, que inclui o presidente do Comitê Olímpico Australiano e o vice-presidente do COI, John Coates.

+ Missões à Marte abrem rivalidade geopolítica no espaço

Se o conselho aprovar as conclusões da Comissão, Queensland se encaminha para uma revelação oficial como os anfitriões de 2032. Isso pode acontecer ainda este ano, antes das Olimpíadas de Tóquio remarcadas.

No mês passado, o prefeito de Brisbane, Adrian Schrinner, disse ao Herald que a região estava à beira de ter ‘discussões direcionadas’ com o COI, enquanto eles avançam com planos de fechar um anfitrião depois de Paris em 2024 e Los Angeles em 2028.

As cidades também devem fazer uso intenso de locais estabelecidos para garantir que não haja desperdícios e elefantes brancos do tipo que espalharam por anfitriões recentes, incluindo o Rio em 2016. A candidatura do sudeste de Queensland fará uso de muitos dos locais usados ​​nos Jogos da Commonwealth 2018.

Um estudo de viabilidade sugeriu que Queensland poderia cediar os Jogos por um custo líquido de cerca de US $ 900 milhões, uma vez que a receita doméstica e os fundos do COI fossem levados em consideração.