A Austrália elevou nesta sexta-feira de médio a alto o nível de ameaça terrorista pela primeira vez na última década, diante das preocupações provocadas pelos australianos jihadistas que retornam depois de combater no Oriente Médio.

O alerta alto significa que “um ataque terrorista é provável”.

“Há gente com a intenção e a capacidade de organizar e realizar ataques aqui na Austrália”, disse o primeiro-ministro, Tony Abbott, em uma coletiva de imprensa.

A última vez que Canberra lançou um alerta alto foi em 2003.

Esta decisão não se apoia em “um conhecimento de um projeto de atentado específico, mas em uma série de elementos que apontam a probabilidade crescente de um atentado terrorista na Austrália”, acrescentou o primeiro-ministro em um comunicado também assinado pelo procurador geral, George Brandis.

“Os serviços de segurança e informação se alarmam com o número crescente de australianos que integram grupos terroristas como o Estado Islâmico (EI), a Frente Al-Nosra e a Al-Qaeda. A ameaça que eles representam aumentou há mais de um ano”, ressaltam.

Segundo Canberra, até 60 australianos combatem no Iraque e na Síria, e outra centena fornece a partir da Austrália um apoio ativo aos movimentos sunitas radicais.