12/05/2022 - 21:42
Para a agente de modelos Chelsea Bonner, sempre foi difícil garantir vagas nas passarelas para mulheres plus size na Australian Fashion Week.
“O desafio a cada temporada, para colocar uma, duas ou três modelos acima do tamanho 12 na passarela da semana de moda, é enorme”, disse ela ao telefone de Sydney. “A quantidade de tempo que leva, a quantidade de convencimento que você precisa fazer – é apenas uma batalha real.”
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Então, Bonner, cuja agência Bella Management tem cerca de 60 modelos de corpo inteiro em seus livros, resolveu o problema com as próprias mãos: ela organizou o primeiro desfile do evento dedicado exclusivamente a marcas plus size.
“Pensei: ‘Sabe de uma coisa, eu só quero fazer isso sozinha'”, ela contou. “E uma vez que todos vejam como é perfeito, isso pode ajudar a quebrar todas aquelas ideias antigas, desatualizadas e preconcebidas sobre o que é um modelo e como é uma mulher.”
Com edições recentes da Australian Fashion Week criticadas pela falta de elenco inclusivo (após o evento do ano passado, a modelo plus size Kate Wasley escreveu no Instagram que a diversidade era “inexistente” e instou o país a “alcançar”), os organizadores foram receptivos à ideia, disse Bonner. Ela convidou seis marcas locais que desenham roupas para mulheres para participar de um show apelidado de “The Curve Edit”.
Na quinta-feira, no bairro de Eveleigh, em Sydney, as marcas enviaram 84 looks combinados na passarela na frente de cerca de 650 convidados. Quase 30 das modelos de Bonner, incluindo uma das modelos plus size mais conhecidas da Austrália, Robyn Lawley, exibiram itens que vão de roupas de banho a vestidos elegantes.
A designer participante Kerry Pietrobon, que co-fundou a marca plus size Harlow com o marido em 2012, disse que o desfile foi um lembrete de que “a moda é para todos”.
“Como humana, me senti uma cidadã de segunda classe, disse ela em uma entrevista por telefone. “E como marca – como alguém que trabalha com moda – sempre senti que não somos considerados .'”
Harlow, que Pietrobon criou depois que ela lutou para encontrar roupas estilosas que se encaixassem em seu tipo de corpo, enviou 14 looks para a passarela, incluindo vestidos maxi estampados e roupas de noite totalmente pretas. Em outros lugares, a grife Embody Women exibiu ternos estruturados e vestidos justos que “não fogem de uma figura mais cheia, (mas) celebram”, explicou a fundadora Natalie Wakeling por e-mail.