20/09/2023 - 12:43
Autoridades de planejamento da China demonstraram confiança na perspectiva da segunda maior economia do mundo nesta quarta-feira, 20, em meio a sinais de progresso em algumas áreas, como a de serviços.
Cong Liang, vice-presidente da principal agência de planejamento chinesa, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR), disse a repórteres que a resiliência do país em crises do passado são um motivo para confiança e que a melhora de números de produção manufatureira e de turismo mostram que a economia está se recuperando.
+ Bolsas da Ásia fecham em baixa, após China manter juros e à espera do Fed
Ele e outros economistas relevantes, porém, não apresentaram novos dados significativos. E, embora tenham reconhecido os grandes desafios de reavivar a economia, foram unânimes em prever que o Partido Comunista chinês garantirá que a desaceleração seja temporária.
“Fatos provaram plenamente que os mecanismos de tomada de decisão do Comitê Central do partido e do Conselho de Estado (gabinete da China) estão corretos e que as políticas de controle macroeconômico são eficazes”, disse Cong, durante coletiva de imprensa em Pequim.
O tom otimista das autoridades contrasta com as expectativas do Banco Asiático de Desenvolvimento (ADB, pela sigla em inglês) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que preveem mais impacto da fraqueza da China nas taxas de crescimento global e regional. Fonte: Associated Press.