O vulcão Kilauea, no Havaí, começou a entrar em erupção na manhã de quarta-feira, informou o Observatório de Vulcões do Havaí.

“As fases iniciais das erupções são dinâmicas. As imagens da webcam mostram fissuras na base da cratera Halemaʻumaʻu, gerando fluxos de lava na superfície do fundo da cratera. A atividade está confinada a Halemaʻumaʻu e os perigos serão reavaliados à medida que a erupção avança”, disse o Observatório de Vulcões do Havaí em um comunicado.

+ Vizinhos de vulcão no México estão entre ‘não me dá medo’ e ‘vamos embora’

O nível de alerta para o Kilauea foi elevado para vermelho como “aviso”, disse o observatório. A erupção está atualmente confinada no Parque Nacional dos Vulcões do Havaí. O observatório disse que está em “comunicação constante” com os funcionários do parque.

“Neste momento, NÃO há indicação de que áreas povoadas estejam ameaçadas”, disse a Agência de Gerenciamento de Emergências do Havaí no Twitter.

O vídeo ao vivo do USGS mostra lava brilhante disparando no ar no topo do vulcão.

O National Park Service listou os locais onde as pessoas podem observar a erupção com segurança, e aqueles que desejam fazê-lo podem vê-la a uma distância de até 800 metros.

A erupção “deve atrair milhares de visitantes” ao parque, que fica aberto 24 horas por dia, disse o NPS em um comunicado à imprensa . Os visitantes públicos são instados a seguir as precauções de segurança, incluindo permanecer em trilhas marcadas e mirantes e não entrar em áreas fechadas, de acordo com o comunicado.

“Testemunhar a crosta de um lago de lava ativo sendo arrastado para fontes ferventes é inesquecível. Embora uma erupção seja uma experiência emocionante, lembre-se de que você está observando um evento sagrado”, disse o NPS.

O Kilauea também entrou em erupção em janeiro e mostrou sinais de “aumento da agitação” em maio. O vulcão parou de entrar em erupção em dezembro pela primeira vez desde setembro de 2021. Foi a primeira vez que Kilauea e seu vizinho, Mauna Loa, o maior vulcão ativo do mundo, entraram em erupção simultaneamente desde 1984.

A lava da erupção de 2021 foi contida na cratera do cume do Kilauea, mas uma erupção anterior em 2018 causou devastação . Uma inundação lenta de lava destruiu centenas de casas na área sudeste da Ilha Grande e encheu completamente a baía de Kapoho.

A lava fluindo para a baía enviou nuvens de vapor para a atmosfera enquanto a lava quente atingiu a água fria do Oceano Pacífico. As autoridades da época alertaram os moradores sobre o laze, uma desagradável mistura de lava e neblina que envia ácido clorídrico e partículas de vidro vulcânico para o ar.