Beneficiários do Auxílio Brasil estão usando as redes sociais para relatar problemas no acesso ao aplicativo do programa. Alguns usuários delatam que estão recebendo avisos de bloqueio ao acessar o aplicativo. Há reclamações também sobre busca de informações, atraso no pagamento e valores recebidos.

Alternativa

Uma alternativa para saber se o problema é no sistema ou o se o benefício foi realmente cancelado é acessar o aplicativo Caixa Tem . O canal também é do governo e tem as mesmas funções do aplicativo Auxílio Brasil, como consulta do saldo e calendário de pagamento.

+ Combate à inflação, investimentos e Auxílio Brasil determinarão PIB de 2022, diz Guedes

A assessoria de imprensa do Ministério da Cidadania informou que “não tem conhecimento de erros ou falhas no APP do Auxílio Brasil”.

A Caixa Econômica Federal informou que o sistema do aplicativo Auxílio Brasil está normal, não apresenta instabilidades e que as reclamações são relacionadas ao cadastro no programa. “A CAIXA informa que o aplicativo Auxílio Brasil está operando com normalidade, não tendo registrado intermitências nos últimos dias”, diz nota da instituição.

Segundo o Ministério da Cidadania, o ingresso e a permanência das famílias no Auxílio Brasil ocorrem a partir da inscrição no Cadastro Único. “Essa inscrição não resulta na imediata concessão de benefícios. Serão priorizadas famílias a partir de critérios baseados num conjunto de indicadores sociais capazes de estabelecer com mais precisão as situações de vulnerabilidade social e econômica”, diz nota.

“O Cadastro Único está sendo modernizado para fortalecer a relação com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e, com isso, aprimorar a porta de acesso dos cidadãos aos programas sociais do Governo Federal, entre eles o Auxílio Brasil”, completa a pasta.