O governo começa a repassar os pagamentos do Auxílio Gás para mais de 5,01 milhões de beneficiários nesta  segunda-feira, 20.

O benefício é pago bimestralmente e segue o calendário do Bolsa Família, começando pelos beneficiários com o Número de Identificação Social (NIS) com o dígito final 1. Neste mês, o valor do Auxílio Gás será de R$ 108. O cronograma de pagamentos segue até 31 de outubro, data em que os beneficiários com NIS final zero recebem o recurso.

Em outubro, o gasto do governo com o pagamento do Auxílio Gás será de R$ 542,14 milhões.

+Bolsa Família: pagamentos de outubro começam nesta segunda; veja calendário

O pagamento do Auxílio Gás será antecipado para mais de 66,67 mil famílias que residem nos 39 municípios de seis estados que tiveram situação de emergência ou estado de calamidade pública decretados. Nestes locais, as famílias já poderão movimentar o benefício nesta segunda-feira. Veja a lista de cidades.

O que é o Auxílio Gás?

O benefício foi criado para mitigar o impacto do preço do gás de cozinha no orçamento doméstico dos lares em situação de vulnerabilidade. O valor pago aos beneficiários corresponde a 100% do valor do botijão de gás de cozinha (GLP) de 13kg. O repasse é resultado da média nacional do produto, calculado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Confira o calendário:

Novo programa do Governo vai substituir Auxilio Gás

O Governo do Brasil lançou, em setembro, o programa Gás do Povo, que vai gradualmente substituir e triplicar o número de beneficiados do atual Auxílio Gás.O programa passará por uma transição gradativa entre a modalidade atual e o novo formato. Em março de 2026, o novo formato deve alcançar cerca de 15 milhões de famílias.

Em vez do benefício em dinheiro, com o novo programa, cada família vai retirar diretamente a recarga do botijão de gás nas revendedoras credenciadas pelo Governo do Brasil. A mudança aumenta a eficiência, a transparência e o controle da política pública.