27/10/2014 - 0:00
“Do Leme ao Pontal.” O primeiro verso da canção eternizada no vozeirão de Tim Maia evoca as belezas da parte mais conhecida do litoral da cidade do Rio de Janeiro. É nesse cenário que acontecerá, no dia 8 de novembro, a terceira edição do Rocky Man, um desafio de aventura que inclui provas de surfe, mountain bike, corrida de montanha, stand-up paddle e canoa polinésia, além de skate, modalidade introduzida nesta edição. Serão 120 atletas divididos em 20 times, cinco deles compostos por estrangeiros. Mais do que assistir a competições, o público terá a chance de celebrar um estilo de vida que valoriza a prática esportiva e o contato maior com a natureza.
Uma filosofia que ganha cada vez mais adeptos, especialmente nas grandes cidades. “Temos orgulho em trazer para o Brasil uma prova única e exclusiva, disputada em um dos mais belos cartões-postais do mundo”, diz Caco Alzugaray, presidente executivo da Editora Três e publisher da editora Rocky Mountain, promotora do evento. Esse movimento também acaba gerando reflexo nos negócios. Levantamento da Associação Brasileira da Indústria do Esporte (Abriesp), relativo a 2011, indica que ao menos 80 milhões de brasileiros se dedicam a algum tipo de atividade esportiva.
Esse contingente movimenta R$ 4,73 bilhões no varejo. É por conta disso que as grandes empresas buscam vincular suas marcas a eventos como o Rocky Man. “O esporte está em nosso DNA”, afirma Luiz Otávio Ziza Mota Valadares, diretor de comunicação da Light, concessionária do serviço de energia elétrica no Rio. “Prova disso é que os responsáveis pelo surgimento do Gávea Golfe Club foram funcionários da empresa.” Além de apreciadores e gente que encara os esportes radicais como um hobby, o torneio também contará com uma galera “casca grossa” (dura na queda), em todas as modalidades.
Tanto no caso de brasileiros como no de estrangeiros. Uma delas é a americana Stevie Kremer, que está no pelotão de elite nas corridas de montanha. Pelo lado brasileiro, o nome é o paulista Luiz Carlos “Animal” Guida, vencedor da etapa de stand-up paddle na edição 2012 do Rocky Man. Hoje, Guida ocupa a sexta posição mundial na modalidade. “O Rocky Man chega à terceira edição ainda mais desafiador, técnico e competitivo”, diz Andrea Estevam, diretora de conteúdo da Rocky Mountain. Quem está de olho nesse contingente é a sueca Thule, fabricante de acessórios como bagageiros para carros e suportes para bikes.
Ao patrocinar o Rocky Man 2014, a empresa pretende fortalecer seu vínculo com o mundo esportivo. “Nossos produtos são reconhecidos por sua qualidade”, afirma Pietro Artero, integrante da equipe local de marketing da Thule. A filial da gigante holandesa Heineken segue na mesma linha ao usar o evento para promover sua Kaiser Radler. “O Rocky Man é uma ótima oportunidade para gerar degustação do produto, que tem como um dos principais benefícios a refrescância em dobro”, diz Eduardo Picarelli, gerente da marca Kaiser, controlada pela Heineken. “A bebida nasceu na Baviera, na Alemanha, em 1922, e sempre esteve relacionada à prática esportiva.”