Alguns dos passageiros do voo 2283, operado pela Voepass, que saiu de Cascavel (PR) e caiu na cidade de Vinhedo (SP), compraram a passagem pelo site de outra companhia área, a Latam.

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Parentes das vítimas relatam que não sabiam que seus familiares viajariam pela Voepass, assim como passageiros que perderam o voo por estarem aguardando um avião Latam.

Isso ocorre porque muitas companhias fazem uma parceria chamada codeshare. Na prática, é um acordo comercial em que uma companhia vende bilhetes aéreos de um trecho operado por outra. Então, o consumidor pode comprar sua passagem por meio do site de uma empresa, mas voar em uma diferente.

O codeshare também evita sobreposição de trechos e ajuda na complementação de rotas. Por exemplo, uma viagem aérea de São Paulo para Fernando de Noronha. Uma companhia faz o trecho de São Paulo, saindo de Congonhas ou Guarulhos, para Recife (PE) e o restante é operado por outra, que tem autorização para o trecho Recife-Fernando de Noronha.

Assim, o passageiro não precisa fazer duas compras separadas. Em caso de atraso ou cancelamento de algum dos trechos, também, em teoria, seria menos burocrático de resolver.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), define que codeshare é um “acordo de operação comercial entre duas ou mais companhias aéreas que consiste em colocar o código de identificação de voo de uma companhia aérea em voos operados por outra companhia aérea”.

Segundo a Anac, as companhias aéreas não precisam buscar aprovação prévia da agência para realizar operações em codeshare, mas todas as operações de codeshare devem ser registradas na agência por meio do SIROS (Sistema de Registro de Operações).

Procurada para saber como é feita a comunicação a seus clientes sobre a operação do voo, a Latam diz que lamenta ocorrido e que a Voepass é uma das companhias com as quais a Latam possui acordo de codeshare (íntegra abaixo).

Veja nesta simulação de compra de um bilhete de São Paulo (GRU) para Fernando de Noronha (FEN), uma das rotas que as companhas têm em codeshare:

Abaixo do horário, consta a informação de que o voo é operado pela Latam Airlines Brasil | Voepass Linhas Aéreas.

No cartão de embarque é possível ver que a comunicação visual é a da Voepass. Veja no exemplo:

Desinformação

Em depoimento ao portal CGN, de Cascavel, a filha de um casal que estava no voo, relatou sobre a angústia que tem vivido desde o acidente. “Não deram notícia nenhuma pra gente. A gente sabe que é o único voo da Latam que saiu de Cascavel pra São Paulo. Ninguém fala nada. Tem vários familiares e ninguém fala nada. A única coisa que eles passaram é que querem levar a gente pro hotel pra ficar mais confortável até receber alguma notícia. A gente quer saber o que aconteceu, se é isso mesmo ou não”, contou Tatiane Bartinik.

Em entrevista ao mesmo portal paranaense, três clientes que estavam juntos contaram que, por suposta falta de informação sobre a companhia aérea responsável, se confundiram no local de embarque e chegaram atrasados no voo que acabou por cair horas depois.

Um deles contou que chegou no aeroporto às 9h40, mas não recebeu nenhum aviso de que o voo da Latam seria realizado pela companhia aérea Voepass. “Eu fiquei esperando, quando deu 10h30 eu desci, tinha uma fila enorme”, declarou.

Outro cliente que perdeu o voo disse que que estava em Cascavel (PR) a trabalho e chegou cedo ao aeroporto, mas acreditava que a aeronave iria sair pela Latam. “Deu 11 horas eu perguntei ao rapaz e foi quando ele respondeu: ‘o voo de vocês já vai sair, não tem como eu encaixar mais vocês’”, relatou, acrescentando que chegou a insistir para entrar na aeronave.

Codeshare Latam-Voepass

As companhias têm acordo de codeshare para 18 destinos no país, com trechos de/para: Coari (AM), Carauari (AM), Parintins (AM), Itaituba (PA), Parnaíba (PI), Ipatinga (MG), Barreiras (BA), Feira de Santana (BA), Valença (BA), Paulo Afonso (BA), Teixeira de Freitas (BA), Lençóis (BA), Fernando de Noronha (PE), Uruguaiana (RS), Santa Maria (RS), Pelotas (RS), Santo Ângelo (RS) e Aracati (CE)

Veja a íntegra da nota da Latam

A LATAM Airlines Brasil esclarece que acordos comerciais de codeshare como o mantido pela empresa com a Voepass e outras empresas aéreas em todo o mundo são frequentes na aviação. Esses acordos permitem que uma empresa venda passagens aéreas de determinados voos operados por outra companhia.

Nestes casos, o operador responsável e o modelo de aeronave prevista para aquele voo são devidamente informados ao passageiro antes mesmo da sua decisão pela compra. Abaixo, alguns exemplos de como essas informações são apresentadas ao cliente antes da compra da sua passagem aérea:

*Colaborou Alessandro Martins
**Este texto foi atualizado às 12h19 de sábado, 10, para posição atualizada da Latam