06/11/2022 - 16:01
Por Nuzulack Dausen
DAR ES SALAAM (Reuters) – Pelo menos 19 pessoas morreram quando um avião comercial da Tanzânia caiu no Lago Vitória neste domingo enquanto tentava pousa em um aeroporto próximo, disseram o primeiro-ministro do país e a companhia aérea.
O voo PW494, operado pela Precision Air, atingiu a água durante tempestades e chuvas fortes, informou a estatal Tanzania Broadcasting Corporation (TBC).
Equipes de resgate em barcos correram para os destroços, que estavam quase totalmente submersos, para retirar os passageiros presos, disseram as autoridades locais.
“Todos os tanzanianos se juntam a vocês no luto por essas 19 pessoas… que perderam suas vidas”, disse o primeiro-ministro Kassim Majaliwa a repórteres em Bukoba.
O evento está sendo investigado, acrescentou.
O avião deixou a capital comercial Dar es Salaam e “aterrissou” às 8h53, quando se aproximava do aeroporto de Bukoba, disse a Precision Air – a maior companhia aérea privada da Tanzânia – em um comunicado.
O avião transportava 39 passageiros, incluindo uma criança, além de quatro tripulantes, acrescentou a companhia aérea. Inicialmente, disse que 26 das 43 pessoas a bordo foram resgatadas, mas depois disse que 24 sobreviventes foram relatados pelos serviços de emergência no local.
Uma testemunha disse à TBC que viu a aeronave voando instável enquanto se aproximava do aeroporto em meio a más condições de visibilidade, acrescentando que o avião fez uma volta para o aeroporto, mas errou e caiu no lago.
Vídeos e fotos nas redes sociais mostram o avião quase totalmente submerso, com apenas sua cauda verde e marrom visível acima da linha d’água do Lago Vitória, o maior lago da África.
(Reportagem adicional de Duncan Miriri)