Acredita-se que dois pilotos tenham adormecido e perdido o pouso durante um voo do Sudão para a Etiópia na segunda-feira, de acordo com um relatório do site de notícias de aviação comercial Aviation Herald.

O incidente ocorreu a bordo de um Boeing 737-800 da Ethiopian Airlines em rota de Cartum para Adis Abeba, disse o relatório, “quando os pilotos adormeceram” e “a aeronave continuou após o topo da descida”.

+ Câmera de piloto captura pouso de emergência em rodovia; veja o vídeo

Dados obtidos pelo site indicam que a aeronave estava cruzando a 37.000 pés no piloto automático quando não conseguiu descer no Aeroporto Internacional de Addis Abeba Bole, seu destino programado, em 15 de agosto.

O controle de tráfego aéreo aparentemente não conseguiu falar com a tripulação, apesar de ter feito várias tentativas de contato. No entanto, um alarme foi acionado quando o avião ultrapassou a pista e continuou ao longo da rota.

A aeronave posteriormente começou a descer, pousando com segurança cerca de 25 minutos depois.

Os dados Automatic Dependent Surveillance-Broadcast (ADS-B) mostram a aeronave sobrevoando a pista, antes de iniciar sua descida e manobra para outra aproximação.

“Recebemos um relatório que indica que o voo etíope número ET343 em rota de Cartum para Adis Abeba perdeu temporariamente a comunicação com o Controle de Tráfego Aéreo de Adis Abeba em 15 de agosto de 2022”, diz um comunicado divulgado pela Ethiopian Airlines na sexta-feira.

“O voo aterrissou com segurança depois que a comunicação foi restaurada. A tripulação em questão foi removida da operação enquanto aguarda uma investigação mais aprofundada.

“Ações corretivas apropriadas serão tomadas com base no resultado da investigação. A segurança sempre foi e continuará sendo nossa primeira prioridade”, disse o comunicado