05/06/2015 - 20:00
As estatísticas sobre câncer de mama mostram que, no Brasil, morrem a cada mês 35 mulheres afetadas pela doença. Por ano, são 13.000 óbitos. Entre os principais fatores que levam a esse alto índice é a falta de exames de rotina que poderiam detectar o problema ainda na fase inicial, aumentando as chances de cura. É nesse ponto que entra o Instituto Avon, braço social de uma das maiores fabricantes de cosméticos do mundo, a Avon, que desde 2003 trabalha pela informação e promoção de programas de combate à enfermidade, no País. A organização, comandada por Lírio Cipriani, busca projetos que a companhia possa apoiar financeiramente. “Não somos operadores da iniciativa, mas estamos sempre atrás de novos projetos para atender a mulher”, diz o diretor-executivo do instituto.
Entre os projetos já realizados estão a implantação da Casa da Mama na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e de uma ala especial para cuidar do tratamento de câncer de mama no Hospital do Câncer de Barretos, no interior do Estado. “A mulher encontra atendimento médico e faz os exames necessários nesse mesmo local”, afirma Cipriani. “Isso facilita o diagnóstico, pois quanto antes a paciente começar o tratamento, maiores são suas chances de superar a doença”. Além desses locais, a parceria com o Hospital de Barretos mantém unidades móveis de mamografia. Segundo Cipriani, com 98 mil exames por ano, o centro médico tem conseguido inverter as estatísticas de diagnóstico da doença.
Enquanto no País, 50% dos casos são detectados quando o câncer de mama já está avançado, o hospital tem conseguido diagnosticar o câncer ainda na fase inicial, em 70% das pacientes. “Estamos salvando vidas”, afirma Cipriani. Ao todo, Instituto Avon 119 projetos de combate ao câncer de mama, receberam apoio do Instituto Avon, além de 57 contra a violência doméstica, outro tema de sua pauta de atuação. De 2003 até 2014, a organização investiu na área social R$ 70 milhões.
Confira as demais empresas do bem:
• Hapvida
• Gol
• Sanofi
• Reckitt Benckiser
• Eldorado Celulose
• Nivea
• Marcopolo
• Megamatte
• Libbs
—–
Confira também as demais categorias:
• Educação: Um desafio de todos nós
• Ativismo: Muito além do lucro
• Ecologia: A natureza como aliada
• Tecnologia: O conhecimento a serviço das boas causas