02/12/2025 - 17:54
A AWS (Amazon Web Services) lançou nesta terça-feira, 2, A segunda geração do seu modelo de IA generativa, o Nova 2. O anúncio foi feito pelo CEO da companhia, Matt Garman, no palco da AWS:reInvent 2025, em Las Vegas.
São ao menos 4 modelos que atendem diferentes necessidades, mas um deles, o Nova 2 Omni, promete ser o primeiro unificado multimodal de raciocínio e geração. Ou seja: aceita texto, imagens, vídeo e áudio/voz como entrada, além de gerar texto e imagem.
+ Amazon apresenta novo chip de IA para competir com Nvidia
Outros modelos anunciados
Nova 2 Lite
Pensado para tarefas do dia a dia: chatbots, automação de documentos, processamento de dados, automação de processos de negócio. Segundo a companhia, o Nova 2 Lite superou ou igualou performance ao GPT-5 Mini em 11 de 17 benchmarks.
Nova 2 Pro
Modelo para tarefas complexas que exigem alta precisão e raciocínio sofisticado, por exemplo, automação, engenharia de software e análise documental extensa.
Nova 2 Sonic
Um modelo ‘speech-to-speech’, que unifica geração de texto e fala para IAs conversacionais em tempo real
Frontier Agents
Além da nova família de modelos de IA generativa, a empresa também realizou anúncios na área de IA agêntica, com os chamados Frontier Agents, ou agentes ‘de fronteira’.
Um deles, o AWS Security Agent, promete ajudar a testar e construir aplicações seguras de maneira organizada, com testes de penetração mais rápidos e expansivos, além de fornecer validações de segurança, do design à distribuição.
O jornalista viajou a convite da AWS
