02/09/2011 - 21:00
Calçados
A gaúcha Azaleia, marca de calçados femininos, está lançando sua primeira ação exclusiva para o mercado externo. Batizada de “Flores”, a campanha, criada pela agência DCS Comunicações, mostra a coleção primavera/verão 2012 e será exibida em outdoors e em cerca de três mil pontos de venda em 15 países como Peru, Colômbia, Portugal, Rússia e Filipinas. A modelo “vestida” com flores, no entanto, não será exibida nos países árabes. Lá, as peças terão apenas o conceito gráfico. No primeiro semestre deste ano, a Azaleia exportou mais de 1 milhão de pares para esses países. A expectativa é de que este número dobre até o fim do ano. A empresa não informa o valor do investimento na campanha.
Livros
Ziraldo no iPad
O Menino da Terra é o primeiro livro do escritor e cartunista Ziraldo a ganhar um aplicativo para o iPad, tablet da Apple. A Editora Melhoramentos, que detém os direitos de comercialização das obras de Ziraldo, mostra a novidade na XV Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que vai até o dia 11 de setembro, na capital fluminense. O software foi desenvolvido pela Punch! Comunicação & Tecnologia.
Refrigerantes
História na lata
Pela primeira vez, no Brasil, as clássicas latas de Coca-Cola terão rostos estampados em seus rótulos. A campanha batizada de “cada garrafa tem uma história” traz personagens que fazem a diferença em suas comunidades. Gente como Tião Santos, líder do movimento de catadores de materiais recicláveis do Rio de Janeiro, e Marcos André França Silva, instrutor das turmas de varejo do Projeto Coletivo, do Recife (foto), terão seus rostos gravados na latinha de alumínio do refrigerante. A ação, que terá anúncios em mídia impressa e na televisão, começa em setembro no Brasil. Só em 2012 ela chegará aos demais países da América Latina.
Publicidade
Revistas em alta
A compra de espaço publicitário somou R$ 12,8 bilhões, no primeiro semestre deste ano. O valor é 2,7% maior em relação a igual período de 2010, segundo o Projeto Inter-Meios, da publicação Meio&Mensagem. Nada mal, pois 2010 foi ano de Copa do Mundo, um dos eventos que mais contribuem para a elevação dos investimentos em mídia. Na divisão do bolo, a televisão segue líder com 63,3% da verba investida. Os jornais, na segunda posição, cresceram apenas 0,04%, enquanto as revistas continuam em alta, com investimentos 3,25% maiores que em 2010, o melhor desempenho da mídia tradicional.
Bate-papo
Esqueça os “pôneis malditos”, da Nissan. O hit do momento na propaganda brasileira é o cantor Byafra, que espanta um ladrão de carros cantando Sonho de Ícaro (voar/voar, subir/subir…). Luiz Sanches fala da campanha criada para a Bradesco Seguros.
Luiz Sanches, diretor-geral de criação da Almap/BBDO
A agência e a Bradesco Seguros não esperavam tanta repercussão. A que o sr. atribui o sucesso da campanha?
O Byafra é um ícone dos anos de 1980 e a música é daquelas que grudam. Além desses atributos, a campanha segue o tom do bom humor com o mote “vai que…”. É legal porque acaba virando entretenimento.
Mas há consumidor reclamando que o filme ridiculariza o artista.
Depois do filme, o Byafra triplicou o número de shows. A nossa publicidade sempre refletiu o bom humor do brasileiro e é por isso que os filmes engraçados caem na boca do povo.
Vocês se surpreenderam com o fato de a campanha virar um dos tópicos mais comentados na internet?
A peça não foi criada para a web e, sim, ficamos surpresos com a repercussão. Na primeira semana de exibição a peça virou trend topics no Twitter sem que fizéssemos nenhum esforço na internet. Foram os consumidores que fizeram o boca a boca.