A Gol informou nesta segunda-feira, 5, em comunicado ao mercado, que a B3 acionará a Comissão de Listagem da Câmara Consultiva de Emissores e Estruturadores de Ofertas, considerando a necessidade de avaliação quanto à adequação do perfil da companhia aérea ao Novo Mercado, no contexto da reorganização societária divulgada pela Gol e pela Smiles.

No último dia 14 de outubro, a Gol anunciou plano de reestruturação societária, para unificar as bases acionárias da companhia aérea e da empresa de programas de fidelidade Smiles, e ao final levar a Gol ao Novo Mercado da B3.

Em fato relevante, a Gol argumentou que “a concorrência em ambos mercados de aviação e programas de fidelidade tornou-se mais desafiadora nos últimos anos.”

A Gol fez o anúncio, mas ainda não informou qual será a razão de troca das ações – ou seja, ainda nem é possível avaliar como será a operação em termos financeiros.

Executivos da aérea frisam que não conseguem fornecer mais detalhes, no momento, uma vez que essa razão e os termos da reorganização serão negociados junto a um Comitê Especial Independente da Smiles, que ainda será instituído.

Na última quinta-feira, a Smiles convocou Assembleia Geral Extraordinária (AGE), para 29 de novembro de 2018, para deliberar sobre a criação do Comitê, para analisar as condições da proposta de sua controladora, Gol Linhas Aéreas, envolvendo uma potencial reorganização societária.