A B3 irá implementar uma plataforma de autosserviços voltada ao desenvolvimento de softwares. A plataforma vai funcionar como um portal no qual os times poderão se servir das ferramentas, códigos e templates já testados e disponíveis para desenvolver novas soluções.

A novidade atenderá principalmente as equipes de desenvolvimento de produto e de engenharia de software, além de profissionais de outras áreas que também são envolvidos nas entregas.

Dentre os benefícios almejados com a implementação da plataforma de autosserviços estão a maior autonomia das equipes de desenvolvimento, aumento da produtividade, aceleração nas entregas e no atendimento às demandas dos clientes, além de criar uma organização de engenharia mais saudável e eficaz, melhorando a satisfação do desenvolvedor e retenção de talentos.

Para o projeto, a B3 contratou a Thoughtworks, consultoria global de tecnologia. A empresa, que integra estratégia, design e engenharia de software, é especialista na Backstage, plataforma open source para construção de portais de desenvolvedores, que servirá de base para o desenvolvimento de um portal customizado para a realidade da B3.

“A possibilidade de contar com inúmeros serviços diretamente irá transformar o processo de engenharia de software da companhia, trazendo muito mais eficiência e redução no tempo de desenvolvimento de produtos”, explica Marcos Albino Rodrigues, Superintendente de Arquitetura de TI, Governança e Inovação (CTO) da B3.