11/12/2002 - 8:00
Há 235 anos, Baccarat é sinônimo de cristais. O emblema dourado da grife brilhou nas campanhas do general Napoleão, quando ele parava seus exércitos para celebrar uma conquista com champanhe, e nas produções de moda da estilista francesa Coco Chanel. Continua presente nos lustres dos palácios europeus, nas mesas dos grandes hotéis de luxo Ritz e Crillon e nas coleções pessoais de príncipes e estadistas ao redor do planeta. Mas a venerada grife de luxo acordou para a realidade: modernizou e diversificou sua linha de produtos. ?Saímos das casas e invadimos as ruas?, conta Carolina Harari, sócia da Baccarat no Brasil. Em outras palavras, vasos, candelabros e copos de cristal deram origem a uma linhagem mais ?popular?, a de relógios. Mais perto do que se imagina o barulho dessas máquinas poderão
ser ouvidos em pulsos brasileiros. A coleção, com 25 modelos,
que foi lançada na França em outubro, chega no início do próximo ano ao Brasil.
Os Baccarat de pulso dão continuidade ao requinte da marca. E combinam o melhor do moderno com o tradicional dos elementos. Um relógio de ouro branco, com pulseira em couro negra e uma curva de brilhantes acompanhando o mostrador. Ou um modelo de ouro amarelo, rodeado por turmalina. Todos os modelos apresentam algo em comum: um detalhe, no visor, em cristal transparente ou colorido. Os preços ainda não foram definidos.?Nem anunciamos e já temos reservas?, diz Carolina. As novidades agradam não só os apaixonados por cristal.?Abrimos um novo leque para os colecionadores?, comenta a sócia.
A mais recente linha de produtos Baccarat deve ajudar a impulsionar as vendas da grife por aqui. A filial brasileira já está no hall das mais importantes do planeta. ?É o único país da América Latina onde a Baccarat está presente?, diz.