Por Eduardo Baptista

PEQUIM (Reuters) – O mecanismo de busca chinês Baidu compartilhou nesta segunda-feira vídeos pré-gravados de seu chatbot Ernie baseado em inteligência artificial, resumindo demonstrações financeiras e produzindo apresentações em powerpoint, entre outros recursos.

De acordo com imagens compartilhadas por um porta-voz da empresa em um grupo voltado para a mídia no WeChat, o serviço de mensagens mais usado da China, o chatbot chinês tem uma gama mais ampla de habilidades do que foi exibido anteriormente quando foi lançado há quase duas semanas.

Naquela época, o produto semelhante ao ChatGPT mostrou-se competente em gerar imagens a partir de instruções de texto, compor poesia e produzir áudio em dialetos chineses.

Os vídeos compartilhados nesta segunda-feira mostram o chatbot produzindo roteiros de viagem e livestreamers virtuais semelhantes a humanos que podem anunciar produtos usando scripts adaptados às necessidades do usuário.

Os vídeos foram de uma reunião a portas fechadas organizada pela divisão AI Cloud da Baidu para o primeiro lote de empresas que estão testando uma versão do chatbot.

A reunião foi originalmente concebida para ser um lançamento de produto ao vivo aberto à mídia e ao público, mas o formato foi alterado para priorizar a “forte demanda” de mais de 120 mil empresas que se inscreveram para testar o Ernie, disse a empresa em um comunicado, acrescentando que foi a primeira de muitas reuniões fechadas.

Mais empresas poderão se inscrever para testar a versão do Ernie focada em negócios a partir de 31 de março, enquanto a versão regular do programa permanece aberta para teste para usuários que receberem convites.

Os testes feitos pela Reuters mostram que a versão regular tem bom domínio da língua chinesa, mas produz erros factuais e evita responder a perguntas políticas.

O Ernie, até agora a resposta mais próxima da China ao ChatGPT desenvolvido nos Estados Unidos, foi lançado em 16 de março pelo presidente-executivo da Baidu, Robin Li, que fez uma apresentação ao vivo que conduziu os jornalistas por uma série de demonstrações pré-gravadas exibindo os diferentes recursos do chatbot chinês.

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