Salvo as novidades recentes do Google sobre o lançamento do Bard, ferramenta de inteligência artificial (AI), para concorrer com o ChatGPT, impulsionado pela Microsoft, os investidores estão decepcionados com os balanços das Big Techs no 4º trimestre de 2022.

Segundo relatório da analista Paula Zogbi e de Júlia Aquino, da Rico Investimentos,  a Apple relatou resultados decepcionantes para o último trimestre de 2022, abaixo das estimativas do mercado para receita e lucros.

Elas observaram que as vendas nos segmentos de iPhone, Mac e acessórios, em particular, ficaram bem aquém das expectativas, levantando novas dúvidas sobre o quanto as demandas por produtos eletrônicos deve se manter frente a redução dos gastos dos consumidores e a uma piora do cenário macroeconômico. No trimestre, a Apple registrou vendas de US$ 117,2 bilhões, queda de 5% em relação ao ano anterior. Os lucros foram de US$ 1,88 por ação, também abaixo dos US$ 2,10 por ação de 2021.

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De acordo com as analistas, a Amazon também divulgou projeções para o primeiro trimestre que decepcionaram levemente as expectativas do mercado, ofuscando uma surpresa positiva em seu faturamento do último trimestre de 2022. “A empresa reportou um crescimento de vendas melhor do que o esperado no quarto trimestre, mas lucros mais fracos, em grande parte devido a uma perda na participação da empresa na fabricante de caminhões elétricos Rivian Automotive”, relataram.

Por fim, as analistas notaram que a Alphabet, controladora do Google, anunciou seus resultados do quarto trimestre que ficaram aquém das expectativas de receita e lucro por ação, já que os ganhos com publicidade caíram na comparação anual. A receita de anúncios do Google caiu de US$ 61,2 bilhões no quarto trimestre de 2021 para US$ 59 bilhões no quarto trimestre de 2022. A receita de anúncios do YouTube, por sua vez, ficou abaixo das estimativas dos analistas, chegando a US$ 7,9 bilhões (o mercado esperava US$ 8,2 bilhões). “Além da redução geral nos gastos com anúncios, o YouTube também enfrenta uma concorrência acirrada do TikTok em vídeos curtos”, comentaram as analistas.

Em outras palavras, as Big Techs vão precisar de novidades revolucionárias como o Bard e ChatGPT e de resultados melhores para animar os investidores de ações em Nova York (EUA) e de BDRs (recibos de ações) negociados na Bolsa brasileira (B3).