12/12/2016 - 23:19
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, está alarmado com relatórios sobre atrocidades contra “um alto número” de civis – incluindo mulheres e crianças – cometidas nas últimas horas na cidade síria de Aleppo, informou seu porta-voz nesta segunda-feira.
“Apesar de assinalar que as Nações Unidas não puderam realizar uma verificação independente destes relatórios, o secretário-geral transmitiu sua grave preocupação às partes relevantes”, disse o porta-voz Stephane Dujarric.
Ban pediu a seu enviado para a Síria, Steffan de Mistura, que acompanhe a situação.
“As Nações Unidas destacam a obrigação de todas as partes no terreno de proteger os civis e acatar as leis do direito humanitário internacional”, destacou Dujarric.
“Esta é, particularmente, a responsabilidade do governo sírio e de seus aliados”, principalmente Rússia e Irã.
Aleppo estava nesta segunda-feira a ponto de cair por completo nas mãos do regime e de seus aliados, após quatro semanas de uma ofensiva devastadora contra os rebeldes.