O Banco de Brasília (BRB) enfrenta chantagem de cibercriminosos após ataque de ransomware no início da semana. Os criminosos pedem 50 Bitcoins, cerca de R$ 5,2 milhões, para não vazarem o que foi acessado.

O BRB teria até às 15 horas desta quinta-feira (6) para fazer o pagamento, de acordo com o portal TecMundo. O ransomware é o LockBit, que age como um sequestrador de informações, criptografando os arquivos.

Quatro maiores bancos reduziram participação em 2021, mas dominam mais de metade do mercado, diz BC

Na noite desta quarta-feira (5), o banco postou um comunicado aos clientes nas redes sociais: “O BRB informa aos seus clientes que está com intermitência nos sistemas. As equipes de tecnologia estão trabalhando para que o funcionamento seja normalizado o mais rápido possível”.

Em nota, nesta sexta-feira (7), o BRB informou que identificou a ocorrência de um incidente de segurança tecnológica e que não houve comprometimento de dados de contas correntes ou impacto financeiro direto a clientes.

“As informações de acesso, senhas e contas correntes estão protegidas e não foram objeto de acesso indevido”, afirma o banco.

+ Historiador descobre que um manuscrito premiado de Galileu foi forjado
+ Andressa Urach larga carreira de modelo e vira cabeleireira
+ Vídeo: De fio-dental, Poliana Rocha exibe boa forma em massagem
+ Como cada signo encara a crise?


Veja também: Ucrânia mostra ação impressionante que capturou 15 russos