O Banco Central do Brasil anunciou, na manhã desta segunda-feira, que atrasará a divulgação do Boletim Focus, que traz estimativas e projeções do mercado financeiro para inflação, dólar, taxas de juros, preços, entre outros indicadores.

+Banco Central divulga edital de concurso com 100 vagas abertas para analista

O relatório está previsto para ser divulgado amanhã, 30, pela manhã. O atraso na divulgação está ligado ao movimento sindical dos servidores do Banco Central, o que obrigou a autoridade financeira a reprogramar as divulgações de dados da economia brasileira.

Segundo o BC, em nota divulgada no último dia 23 de janeiro, a mudança ocorre em “caráter excepcional” e se deve “à mobilização dos servidores”. Também de acordo com a autarquia, essa é a segunda vez que a paralisação atrapalha a divulgação dos números. Em agosto de 2023, o Banco Central também teve que adequar o planejamento de divulgações dos dados por conta de uma paralisação.

Colaboradores do Banco Central reivindicam bônus

Os funcionários do Banco Central reivindicam reestruturação de carreira e a criação de um bônus de produtividade, em modalidade semelhante a recebida por servidores da Receita Federal.

Outra reivindicação dos colaboradores é de que o quadro de funcionários do BC é pequeno diante da produção exigida pela instituição. Atualmente, o órgão tem um déficit de 44% no seu quadro de servidores.

Pela lei, o Banco Central deveria ter ao menos 6,5 mil funcionários. Hoje, conta com 3,6 mil colaboradores. Já são mais de dez anos que não se realiza concurso público para ingresso no banco público.

Recentemente, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos abriu 100 vagas para quem deseja trabalhar na autarquia monetária. O número fica abaixo das 545 vagas pleiteadas.

Confira abaixo o novo calendário de divulgações do Banco Central

  • Estatísticas do Setor Externo – 5 de fevereiro de 2024, às 8h30, com entrevista coletiva por meio virtual às 10h30;
  • Estatísticas Monetárias e de Crédito – 6 de fevereiro de 2024, às 8h30, com entrevista coletiva por meio virtual às 10h30;
  • Estatísticas Fiscais – 7 de fevereiro de 2024, às 8h30, com entrevista coletiva por meio virtual às 10h30.

*Também em caráter excepcional, o Relatório Focus será divulgado no dia 30 de janeiro de 2024, às 8h30, com suas séries históricas atualizadas às 9h00.