07/11/2024 - 16:02
O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, anunciou nesta quinta-feira, 7, a redução de 0,25 ponto percentual (p.p.) na taxa de juros do país, que fica agora no intervalo entre 4,5% e 4,75%. O corte veio em linha com o esperado pelo mercado.
Segundo o comunicado do Fomc (equivalente ao comitê de política monetária aqui, o Copom), o grupo está “fortemente comprometido” com a taxa de emprego e com a convergência da inflação para a meta de 2%.
“O Comitê continuará monitorando as implicações das informações recebidas para a perspectiva econômica. O Comitê estaria preparado para ajustar a postura da política monetária conforme apropriado se surgirem riscos que possam impedir a obtenção das metas do Comitê. As avaliações do Comitê levarão em conta uma ampla gama de informações, incluindo leituras sobre as condições do mercado de trabalho, pressões inflacionárias e expectativas de inflação, e desenvolvimentos financeiros e internacionais”
O comitê citou ainda os indicadores recentes apontando para uma atividade econômica em expansão e em ritmo sólido, e que considerou para a decisão, unânime entre os membros, que os riscos para atingir suas metas de emprego e inflação estão próximos ao equilíbrio. “A perspectiva econômica é incerta, e o Comitê está atento aos riscos para ambos os lados de seu mandato duplo”.
O anúncio foi adiado em um dia por conta das eleições presidenciais no país, realizadas na terça-feira, 5. A decisão do Fomc, ocorre já com a definição do republicano Donald Trump como presidente do país a partir de 2025.
Quando candidato, Trump prometeu um cenário de mudanças no país, que vão desde tarifas e cortes de impostos até a restrição da imigração, que podem reescrever as perspectivas de crescimento e inflação.
As autoridades do Fed observaram antes da eleição que não definem a política monetária em reação às propostas de qualquer governo, mas tomam as decisões fiscais e regulatórias como algo “dado” e respondem apenas aos resultados econômicos que essas decisões geram.
O Fed iniciou seu ciclo de afrouxamento monetária na reunião passada, em setembro, quando promoveu um corte de 0,50 ponto percentual nos juros, que foi a primeira redução na taxa desde março de 2020.
Na quarta-feira, 6, o Banco Central do Brasil decidiu pelo aumento de 0,50 p.p. nos juros do país, elevando a taxa a 11,25% ao ano.
*Com informações de Reuters