27/01/2022 - 22:18
O Banco Central informou, nesta quinta-feira (27), que o acesso ao Sistema Valores a Receber (SVR) será retomado no dia 14 de fevereiro. A ferramenta do BC permite a consulta de valores “esquecidos” pelo cidadãos em bancos e instituições financeiras. O sistema foi suspenso na terça-feira (25), devido ao tamanho da demanda por informações dentro do site do BC.
+ Crédito via Pix está em análise no Banco Central e concorrerá com cartões
Segundo o Banco Central, a quantidade de acessos recebida não era esperada, e isso acabou derrubando o site e o sistema.
“No dia do lançamento (24/1), a quantidade de acessos ao site foi 20 vezes maior que um dia de alto volume – ou 50 vezes maior que um dia normal. Essa alta procura ao site para acessar o SVR provocou sua instabilidade, seguida de indisponibilidade, levando o BC a retirar o SVR do ar”, informou o BC em nota.
A autoridade monetária destacou que está investindo fortemente na ampliação de sua capacidade de atendimento para que o sistema volte ao ar com estabilidade e segurança.
O Banco Central ainda ressaltouque, a partir do dia 14, caso o cidadão tenha algum valor a receber, ele será informado imediatamente sobre a data em que poderá solicitar a transferência dos recursos para sua conta. “Essas solicitações de transferências poderão ser agendadas a partir de 07/03/2022, na data informada pelo sistema”, diz a autoridade monetária em nota.
Os cidadãos não precisam se preocupar com a manutenção de seus recursos não procurados nesse período. Isso porque não existe risco de prescrição ou perda desses recursos, que ficarão guardados pelas instituições financeiras à espera de seus proprietários, afirmou o BC.
Por fim, o Banco destaca que para evitar que os cidadãos caiam em golpes, a instituição financeira não entra em contato com ninguém. Ou seja, se alguém entrar em contato dizendo que é do BC, evidentemente se trata de um golpe.
Na nota pública o BC reiterou que qualquer informação sobre valores a receber só poderá ser obtida a partir de 14 de fevereiro, e que a solicitação de resgate no SVR será feita via login e senha, e os recursos serão transferidos diretamente das instituições financeiras para os cidadãos.