O Banco do Brasil anunciou nesta sexta-feira, 18, a escolha de cinco executivos da própria instituição para assumir o comando de empresas que fazem parte do grupo BB.

As indicações do Banco do Brasil envolvem a BB Asset, BB Seguridade, Brasilseg (controlada pela BB Seguridade), BBTS e BB Americas. Os processos de aprovação seguem em andamento nas instâncias responsáveis de governança antes que os nomes sejam oficializados nos cargos.

+Moraes revê decisão sobre IOF para dispensar cobrança retroativa do tributo

Segundo Tarciana Medeiros, que preside o BB, o banco tem priorizado perfis que combinem experiência e qualificação técnica.

“Nosso foco está em alinhar perfis de liderança às exigências de cada negócio, considerando critérios técnicos, experiência de carreira e aderência às diretrizes corporativas”, disse.

“Esses profissionais desempenharão papel fundamental na geração de resultados para o Banco do Brasil, especialmente em um ambiente altamente competitivo e em constante transformação”, completa.

Veja a seguir quem são os indicados ao conglomerado do Banco do Brasil:

Gustavo Pacheco Lustosa, atual presidente da BBTS, foi indicado para liderar a BB Asset. Funcionário do banco desde 1993, já atuou como diretor e gerente executivo da BBTS, além de ter participado de projetos como o Banco Postal. Trabalhou também na Diretoria de Controladoria por seis anos. É formado em Geologia e tem MBA em Administração Financeira, além de especializações em mercado de capitais e negócios internacionais.

Paulo André Rocha Alves foi o escolhido para chefiar a BBTS. Desde 2021, está na Diretoria de Tecnologia do BB, onde atua como gerente geral. Já trabalhou como gerente executivo na mesma área e iniciou sua trajetória no banco em 2000. Possui formação superior em Gestão de Tecnologia da Informação e MBA Executivo com foco em negócios e competências digitais.

Marcelo Augusto Dutra Labuto foi nomeado para assumir a presidência da Brasilseg. Com mais de três décadas de carreira, já liderou o próprio Banco do Brasil no final de 2018. Dentro do grupo, passou por áreas como seguros, varejo e financiamentos. Fora do BB, dirigiu o Santander no varejo, foi CEO da Pefisa e da Pernambucanas, além de ter atuado em conselhos de empresas de setores diversos. É formado em Administração e Finanças pela UFRJ.

Mario Matsumoto Fujii será o novo presidente do BB Americas. Ele atua como gerente geral do BB nas operações de Nova York e Miami desde 2022 e entrou no banco em 1998. Acumulou experiência em áreas como banco de investimento, governança de empresas do grupo e fusões e aquisições. Economista formado pela PUC-SP, possui MBA pela FGV e concluiu programas executivos na Wharton (EUA) e no Ibmec. Integra o conselho de empresas ligadas ao BB no exterior.

Delano Valentim Andrade, que presidia o BB Americas desde 2023, agora passa a ser o nome indicado para a liderança da BB Seguridade. Ele está no banco desde 1985 e já atuou em cargos de direção no Banco Patagonia e no próprio BB, onde liderou áreas como marketing, governo e relacionamento com pessoas físicas. É graduado em Administração com habilitação em Comércio Exterior e tem formação complementar em gestão de projetos e liderança estratégica.

As mudanças fazem parte de uma estratégia do Banco do Brasil para fortalecer o desempenho de suas controladas, com foco em liderança técnica e alinhamento estratégico entre as empresas do conglomerado.