23/03/2015 - 10:30
A ex-superintendente de investimentos do banco Santander, Sinara Polycarpo, está de casa nova. O Banco Original, da J&F Investimentos, holding do Grupo JBS, confirmou à DINHEIRO a contratação da especialista em finanças. A contratação de Sinara seria mais uma não fosse por um detalhe, a profissional foi demitida, em julho do ano passado, por um polêmico informe enviado aos correntistas de alta renda do banco espanhol associando a possível vitória da presidente Dilma Rousseff nas eleições a uma piora no cenário econômico.
Na ocasião, além de gerar polêmica, a carta motivou comentários do ex-presidente Lula, em um encontro com sindicalistas, dizendo que a responsável pela carta não deveria ser mantida no cargo. Após o ocorrido, o banco pediu desculpas pela carta e informou que as medidas tinham sido tomadas. Em seguida, Sinara e mais duas outras pessoas foram demitidas.
O fato causou receio por parte de analistas de corretoras preocupados com uma possível censura de suas análises. Acusado de cercear as liberdades de seus profissionais, o Santander afirmou, na época, que os profissionais são livres por suas análises técnicas, porém, foram demitidos por quebrarem um código de conduta que proíbe a manifestação sobre temas políticos. Em desabafo, Sanara disse que sua trajetória era impecável e jamais poderia estar associada a tal polêmica, por isso, considerou o assunto esgotado.