Diversos usuários de alguns bancos brasileiros relataram problemas para acessar os aplicativos das instituições financeiras na manhã desta sexta-feira, 19, após um apagão cibernético que afetou vários setores ao redor do mundo.

De acordo com o Downdetector, site que monitora distúrbios técnicos, Bradesco, Next, Neon e Banco Pan apresentaram pico nas reclamações de mau funcionamento.

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Em nota, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informou que a “maioria das instituições financeiras brasileiras já normalizou seus serviços e as demais estão em avançado estado de normalização e trabalhando para garantir o funcionamento de seus serviços rapidamente”.

“Alguns sistemas das instituições financeiras brasileiras chegaram a ser temporariamente afetados em diferentes escalas pela atualização do antivírus crowdstrike, mas nada que comprometesse a prestação de serviços de forma relevante”, reforçou a Febraban.

Bancos afetados

Ao site IstoÉ, o Bradesco, que também é dona do Next, reconheceu que suas plataformas digitais foram afetadas pelo apagão cibernético global e por isso não estavam disponíveis para os clientes. O banco reforçou que suas equipes “estão atuando para regularização o mais breve possível”.

“Os terminais de autoatendimento do banco funcionam normalmente”, informou o Bradesco.

Já o Banco Pan informou que a indisponibilidade em seus canais digitais foi “originada na atualização do software de um de seus fornecedores, que impactou diversos segmentos”.

“O PAN já restabeleceu alguns de seus serviços e continua atuando para a normalização integral das funcionalidades. O banco reforça sua posição de respeito aos clientes e está à disposição em todos os seus canais de atendimento”, diz a nota enviada ao site.

Também afetada pelo apagão, a Neon informou em nota que o “funcionamento dos serviços foi restabelecido e todo o time técnico da Neon continua trabalhando arduamente para minimizar quaisquer impactos para seus clientes”.

Outros bancos

Procurado pelo site, o Banco Central informou que o sistema do Pix e seus demais serviços “estão funcionando normalmente”.

O Banco do Brasil, o Itaú Unibanco e o Nubank informaram que seus canais digitais também não foram afetados.

“O Banco do Brasil informa que seus canais de atendimento funcionam normalmente”, disse o banco público, em nota enviada ao Estadão/Broadcast.

“O Itaú Unibanco informa que os serviços do banco seguem funcionando para seus clientes, que podem realizar operações financeiras normalmente”, afirmou o Itaú por meio de nota enviado ao site IstoÉ.

“O Nubank informa que seus serviços seguem operando normalmente. O único impacto identificado até o momento está na operação dos canais de atendimento ao cliente, levando a um tempo maior do que o habitual nas interações”, informou o Nubank em comunicado à imprensa.